Projeto de decoração natalina do Centro está na reta final

O projeto de decoração de Natal executado na área central de Valinhos entrou na reta final nesta semana, quando tem início o horário especial de funcionamento do comércio. A partir desta quarta-feira, dia 1º de dezembro, ao dia 3, sexta-feira, as lojas ficarão abertas até as 20 horas e no sábado dia 4 até as 16 horas. Já do dia 6, segunda-feira, até o dia 23, quinta-feira, os consumidores poderão realizar suas compras natalinas até as 22 horas.  Ainda haverá horário especial do comércio nos dias 11 e 18, sábado, até as 18 horas; dia 19, domingo, das 9 às 14 horas; e na véspera do Natal, dia 24, sexta-feira, até as 18 horas. Uma série de atrações artísticas e culturais estão programadas para entreter o consumidor.
Segundo o secretário da Cultura, Mário Farci, o projeto de decoração especial, além das atrações artísticas e culturais, contribuem para que o consumidor se dirija ao Centro e prestigie o comércio de Valinhos.
A diretora de eventos, Alessandra Buffa, conta que já foram instalados estruturas metálicas e arranjos com sinos, estrelas, anjos e laços no Museu Municipal, no canteiro central da Avenida dos Imigrantes e na Praça “Brasil 500 Anos”. No CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio) “Adoniran Barbosa” será montada uma árvore de Natal. Uma série de atrações artísticas e culturais também estão programadas para entreter o consumidor. De acordo com Buffa, a confecção dos arranjos e enfeites está a todo vapor no Centro Cultural “Vicente Musselli”. Ela detalha que o projeto de decoração inclui a tradicional Casinha do Papai Noel e árvore de Natal, em frente à Prefeitura; arranjos variados em algumas das praças e árvores da área central; cascata de luz na Matriz São Sebastião; iluminação das palmeiras imperiais do Centro de Convivência “Brasil 500 Anos” e enfeites no portal de entrada da cidade, na Rodovia Comendador “Guilherme Mamprim”.
Alessandra ressalta que os arranjos e adereços que estão sendo utilizados na decoração de Natal estão sendo confeccionados e instalados por funcionários da Secretaria da Cultura, com a participação de servidores das Secretarias de Obras Públicas, Serviços Urbanos, e com apoio da ACIV.

Retranca 1: Papai Noel chega no próximo dia 8

A chegada do Papai Noel está marcada para o próximo dia 8, quarta-feira, às 19h30, em frente à Prefeitura de Valinhos, que fica na Rua Antonio Carlos, 301. O “bom velhinho”, contratado pela ACIV (Associação Comercial e Industrial de Valinhos), chegará em um trenó acompanhado por uma carreata da Brigada de Incêndio da empresa Rigesa e por motociclistas da UMV (União dos Moto Clubes de Valinhos) composto pelos grupos Tigres do Vale, Águias da Liberdade, Doberman e Gladius Fly. O evento contará com apoio da Guarda Civil Municipal, Polícias Civil e Militar e Secretaria de Transportes e Trânsito.
De acordo com informações da ACIV, as crianças serão presenteadas com “saquinhos surpresas”. Elas ainda poderão assistir à apresentação do Coral Municipal, sob a regência da professora Patrícia  Rohleder Filipp.

Casinha do Papai Noel
A partir do dia 8 de dezembro, quarta-feira, o “bom velhinho” atenderá as crianças na “Casinha do Papai Noel”, que foi montada pela Secretaria da Cultura, com apoio da Secretaria de Obras em frente à Prefeitura. O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 19h00 às 21h30, aos sábados das 9 às 13 horas, e no domingo, dia 19, das 9 às 13 horas.  As crianças poderão entregar cartas ao Papai Noel e receberão balas.

Retranca 2: Definido esquema especial de segurança para compras 
Uma reunião para acertar os detalhes foi realizada na manhã da última quinta-feira, dia 25, na ACIV, com a participação do vice-presidente da entidade, Emerson Ferrari, dos secretários municipais Ademir Bueno Martins (Transportes e Trânsito), Mário Farci (Cultura), dos diretores do Departamento de Trânsito, Sylvio Antonio Silva, e de Defesa do Cidadão, Simone Aparecida Bellini Marcatto. A secretaria de Serviços Urbanos esteve representada pelo diretor de Parques e Jardins, Irineu Banhe. Também estiveram presentes o Tenente Fábio Azevedo, representando o Capitão da Polícia Militar, Luodenir Gonzaga, e o investigador da Polícia Civil, Luiz Vanderlei de Oliveira, que representou a Delegada Dra. Martha Rocha de Castro.   
Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, Ruyrillo Pedro de Magalhães, o efetivo da  Guarda Civil Municipal será reforçado. Ele explica que a GCM, além de estar patrulhando as ruas onde há comércio, fará um trabalho preventivo nas duas entradas do túnel que liga o Centro ao bairro Vila Santana, onde nas proximidades fica o bolsão de estacionamento, em frente ao Museu Municipal “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto”. Magalhães também orienta os consumidores quanto aos cuidados com seus pertences. “O consumidor deve ter cautela ao transportar bolsas, carteiras e sacolas, dando preferência para carregá-las em frente ao corpo”, alerta.
De acordo com o Tenente Fábio Azevedo, da PM, foi realizado um planejamento para a Operação “Papai Noel”. Os policiais trabalharão com ênfase nas áreas comerciais da cidade na prevenção de furtos de veículos. “Onde houver maior concentração de veículos haverá um patrulhamento mais reforçado”, afirma. 
Segundo ainda o Tenente, o esquema especial de segurança contará com o reforço da Rocam (Ronda Ostensiva com apoio de Motocicletas) e Canil de Campinas. Além disso, o Tenente solicita aos comerciantes tanto da área central quanto dos bairros, que mediante qualquer atitude suspeita, acionem o número 190 (PM). “Por meio das denúncias poderemos fazer a abordagem preventiva evitando crimes”, acrescenta.
A ACIV também contará com um reforço na segurança durante as apresentações culturais a serem realizadas à noite no Largo São Sebastião e em frente à Prefeitura. “Esta parceria com a Prefeitura, GCM, PM e PC permite oferecer maiores condições de compras e qualidade no atendimento aos consumidores e visam estimular e atrair os moradores de Valinhos para comprarem no comércio da própria cidade”, diz o vice-presidente da Associação, Emerson Ferrari.

Trânsito
O secretário de Transportes e Trânsito, Ademir, diz que os agentes de trânsito vão trabalhar em escalas especiais e também estarão localizados na passarela sob o Ribeirão Pinheiros, na Avenida dos Imigrantes (altura da Rua Cândido Ferreira) para auxiliar na travessia de pedestres procedentes do bolsão de estacionamento. Já os agentes de fiscalização de transportes realizarão um trabalho de controle das linhas de ônibus municipais e a permissionária terá veículos de reserva para suprir a demanda de passageiros neste período de compras.

Retranca 3: Programação artística cultural será realizada no Centro e Shopping Valinhos
A programação artística cultural que será realizada pela ACIV (Associação Comercial e Industrial de Valinhos), terá início a partir do dia 9 de dezembro, quinta-feira, até o dia 23, quinta-feira, em frente à Prefeitura e no Largo São Sebastião. Já os alunos dos cursos música, dança e teatro da Secretaria da Cultura se apresentarão no Shopping Valinhos. Confira programação no quadro abaixo.

Programação Cultural ACIV em frente à Prefeitura
Todas as programações terão início às 19h30

09/12 – Alunos da Escola de Música Tecla Som

10/12 – Grupo Ousadia

15/12 – Natural Mystic

16/12 – Banda Triz

17/12 – Banda Por Acaso

22/12 – Efeito Colateral

23/12 – Banda Livre Acesso

Programação no Largo São Sebastião

04/12 – Aline e Rinaldo Lado a Lado

11/12 – Francisco Alves e Donizete

18/12 – Coreto Vivo

08/01 – Victor e Henrique

22/01 – Nanni e Robson

Programação Artística Cultural com alunos da Secretaria da Cultura no Shopping Valinhos

Dia / Horário             Apresentação

28/11 - 18h Domingo Música
05/12 - 18h Domingo Música
12/12 - 18h Domingo Dança
17/12 - 20h     Sexta             Teatro – Adoniran -         Profº Luciano Corrêa
19/12 - 18h     Domingo          Teatro – Auto de Natal -  Profº Luciano Corrêa