Projeto “Sucata, que nada!” arrecada 6 toneladas

A Cooperativa Recoopera de Valinhos recolheu no período de 32 dias seis toneladas de material reciclável e óleo de cozinha acondicionado em garrafas pet, em nove EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica). A arrecadação faz parte do projeto de educação ambiental “Sucata, que nada!”, lançado pela Prefeitura em 2008, por meio das secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e de Educação, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
A ação integra ainda, pela terceira vez, a participação de Valinhos no programa estadual do Governo do Estado “Município Verde”, no que se refere aos itens lixo mínimo e educação ambiental.
Segundo informações da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, cinco empresas participaram desta terceira edição do “Sucata, que nada!”, sendo a Rigesa, Texpal, Pedreira São Jerônimo, Rota das Bandeiras e CHR Hasen.

Gincana
O projeto foi desenvolvido como uma espécie de gincana voltada para a prática da separação, coleta e destinação ambientalmente adequada de materiais recicláveis gerados no lixo doméstico. As escolas foram pontuadas pelo maior peso arrecadado de sucata, sendo considerado o número de alunos proporcional à quantidade de pontos.
A pontuação geral será fechada pelo Departamento de Meio Ambiente na próxima semana. Já a cerimônia que marcará o encerramento da terceira edição será realizada na próxima semana. A direção da escola desenvolverá uma programação especial para a ocasião.
Já a premiação das cinco primeiras escolas colocadas será realizada em data a ser definida. Os prêmios, patrocinados pelas três empresas participantes do projeto neste ano, serão computadores e máquinas fotográficas.