Pronto Atendimento no Jd. Paraíso está com obras a todo vapor

As obras de construção do Pronto Atendimento no Jardim Paraíso, iniciadas em fevereiro na Praça Amélio Borin, prosseguem a todo vapor, estando no momento em fase de levantamento das paredes.  Esta será a segunda unidade com estas características fora da região central, onde está localizado o CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades). A primeira fica no Jardim São Marcos e tem previsão de inauguração para breve. A proposta da administração do prefeito Marcos José da Silva com a inauguração dessas unidades é descentralizar e desafogar o atendimento no CAUE.
Os recursos para a construção do Pronto Atendimento do Jardim Paraíso foram conseguidos pelo prefeito Marcos junto ao Ministério da Saúde, por intermédio do coordenador do Programa Nacional da Saúde Bucal, Gilberto Pucca. O Governo Federal repassou R$500 mil e a municipalidade entrou com a contrapartida de R$ 191,5 mil.
A unidade a ser construída abrigará também a Unidade Básica de Saúde do Capuava, cujo prédio atual será desativado, pois já não comporta mais a demanda de usuários daquela região. “No Pronto Atendimento serão realizados, além dos procedimentos normais de um posto de saúde, consultas de emergências, coletas de exames, tratamentos de pequenos ferimentos e atendimento inicial de urgências”, explicou o secretário da Saúde, Luiz Carlos Fustinoni.

Estrutura
O prédio que abrigará o Pronto Atendimento terá uma área de aproximadamente 500 metros quadrados distribuídos em seis consultórios: três gerais, um odontológico (com capacidade para dois equipamentos), um ginecológico (com banheiro) e um pediátrico. Ainda serão construídas dez salas, sendo elas para programas de saúde; curativo e procedimentos; coleta e medicação; inalação; pré-consulta; enfermagem; emergência; observação feminina e infantil (com banheiro), observação masculina (com banheiro) e de conforto para profissionais de saúde.
O projeto inicial ainda contempla uma área lúdica, sala de recepção, farmácia, dois depósitos de materiais, área coberta para estacionamento de ambulâncias, copa, sala de arquivo e digitação, vestiários, banheiros (para usuários e funcionários), jardins e rampas de acessos.
O secretário da Saúde afirmou que esta é mais uma grande conquista na área da Saúde do município. “É muito importante descentralizarmos os atendimentos. O nosso objetivo é fazer com que as pessoas não tenham que vir para o centro da cidade para certos procedimentos”.

Mais saúde
Ainda dentro da área da Saúde, a administração do prefeito Marcos está finalizando as obras de construção do Pronto Atendimento no Jardim São Marcos que deverá ser entregue em breve. A verba para a construção,  de R$ 416 mil, foi obtida por intermédio do deputado estadual Jonas Donizette junto ao então governador José Serra a pedido do prefeito. A unidade está sendo construída em terreno da municipalidade localizado na esquina das ruas 5 e 7. O prédio abrigará também a Unidade Básica de Saúde, que atualmente funciona ao lado.
Outra ação foi, em abril, a assinatura do convênio de quase R$ 300 mil referente à reforma e à ampliação de parte da área do CLC (Centro de Lazer e Cidadania) para instalação de uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde) no bairro São Bento do Recreio, que faz divisa com Itatiba. A verba já está à disposição do município e o processo licitatório para contratação de empresa que efetuará a obra já está em andamento.
Além disso, o prefeito Marcos já conseguiu recursos também para a construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas, que já está em fase de licitação. O prédio que abrigará a UPA será construído em área do Parque Municipal "Monsenhor Bruno Nardini", ao lado do antigo Palco 2, onde hoje se encontra o Centro de Informática do Fundo Social de Solidariedade, na avenida dos Esportes, e que foi inaugurado recentemente. Os recursos para essa obra atingem o montante de R$ 2 milhões, sendo que R$ 1.550.000,00 já foram depositados na conta da Prefeitura para o início das obras após a licitação.