Pronto-socorro infantil e ginecológico abre nesta sexta

Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico de Valinhos para atender exclusivamente casos de urgência de crianças, gestantes e ginecologia

A Prefeitura de Valinhos entrega nesta sexta-feira à população uma unidade especial de atendimento para crianças e mulheres que ficou pronta em apenas oito dias. A decisão do prefeito Orestes Previtale Júnior de instalar a unidade para atender casos de urgência e emergência em pediatria e ginecologia foi tomada na sexta-feira. As obras foram iniciadas imediatamente e terminaram nesta quinta-feira.

A Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico de Valinhos começa a funcionar nesta sexta-feira (27), a partir das 7h no prédio do Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiológico (Cemap), na Vila Santana.

A partir de agora, o novo pronto-socorro vai ser uma importante ferramenta para desafogar o atendimento na UPA, que é a referência para os casos de coronavírus em Valinhos, e garantir mais segurança no atendimento às crianças de até 14 anos incompletos, mulheres grávidas e casos ginecológicos de emergência.

O novo pronto-socorro foi todo equipado e é mais uma importante ação da Prefeitura de Valinhos para reforçar os cuidados com os moradores durante a pandemia do coronavírus, evitando que essa população tenha contato com outros doentes.

A criação dessa unidade especial foi uma determinação do prefeito Orestes. O prédio do Cemap foi totalmente reformado para se transformar em pronto-socorro. O prédio fica na Avenida Brasil, 53, no bairro Vila Santana, e a Unidade funcionará 24 horas todos os dias.

Estamos adotando todas as medidas necessárias para conter o avanço do coronavírus. Nosso apelo é para que as pessoas fiquem em suas casas. Caso não puderem, estamos criando instalações, como o novo pronto-socorro, o drive thru de vacinação para idosos e as tendas do Exército na UPA, para reduzir o máximo possível a contaminação, principalmente da população que mais precisa ser proteção e cuidados”, disse o prefeito Orestes.

Segundo a Secretaria da Saúde, a Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico contará com três consultórios, um para ginecologia e obstetrícia e dois para pediatria. Haverá ainda uma sala de emergência, uma sala de medicação e duas de observação, uma para crianças e outra para gestantes e pacientes de emergência ginecológicas.

A equipe de profissionais será composta por dois pediatras, um médico ginecologista, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem. A Unidade contará com coleta de sangue para exames e com ambulância que fará o transporte de pacientes que necessitarem ir para UPA para a realização de radiografias.

Todo o atendimento de pronto-socorro de crianças e gestantes será feito na Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico e não mais na UPA. Uma faixa será instalada logo na entrada da UPA para orientar que esses pacientes devem buscar atendimento diretamente na nova Unidade. As recepcionistas também vão informar pacientes sobre a mudança de local. 

A UPA continuará atendendo normalmente as emergências dos demais pacientes.

 

26/03/2020