Prontoatendimento no Jd. São Marcos está em fase de acabamento

A construção do prédio que abrigará o Prontoatendimento no Jardim São Marcos está em fase de acabamento. Segundo o secretário de Obras Públicas, José Antonio Francisco Alves, estão sendo executados retoques finais na pintura, serviços de limpeza, além da instalação de gases medicinais e de casa para compressores. A verba para a construção, de R$ 416 mil, foi obtida por intermédio do deputado estadual Jonas Donizette junto ao então governador José Serra a pedido do prefeito Marcos José da Silva.
O prédio, localizado na esquina das ruas 5 e 7, abrigará também a Unidade Básica de Saúde, que atualmente funciona ao lado. Segundo o secretário da Saúde, Luiz Carlos Fustinoni, a instalação atual tornou-se pequena diante do crescimento populacional da região.
No total, a nova unidade tem 500 metros quadrados, com dois pavimentos. Ela conta com recepção, sala de espera, farmácia, sala de programas de saúde, sala de curativos e procedimentos, sala de coleta e medicação, sala de inalação, seis consultórios, dois consultórios odontológicos, sala de vacinas, central de esterilização e expurgo, rouparia e almoxarifado, sala de enfermagem, sala de emergência, duas salas de observação, duas salas de depósito de material de limpeza, sala para os médicos, copa, sala para arquivo e digitação, vestiários e sanitários.

Bairro populoso

O secretário da Saúde destacou que, com a construção do Prontoatendimento, os moradores da região do Jardim São Marcos não terão mais que se deslocar até o Centro, no CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades), para procedimentos mais simples. “Isso possibilitará também desafogar o atendimento do CAUE, cujo prédio não tem condições de ampliação”, destacou.
Segundo o secretário, o Prontoatendimento terá acoplada a Unidade Básica de Saúde, que manterá os padrões de atendimento da atual, com clínico geral, ginecologista, pediatra, dois consultórios odontológicos e equipe de enfermagem. “O Prontoatendimento cobrirá urgências e emergências, como casos de sutura, curativos, febre, dores agudas e outros”, explicou, ressaltando que se for necessário o paciente será encaminhado para internação.

Outras unidades
Além da construção do Prontoatendimento no Jardim São Marcos, está em construção uma segunda unidade fora do Centro, no Jardim Paraíso, que está na fase de fundação. Além disso, o prefeito Marcos já conseguiu recursos para construção de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas, que ficará instalada dentro do Parque Municipal “Monsenhor Bruno Nardini”, de frente para Avenida dos Esportes, e  também para a implantação de uma Farmácia Popular em Valinhos. A Farmácia Popular oferece medicamentos a preços de custo. Em alguns casos, o desconto chega  até mais de 90% do valor cobrado nas farmácias convencionais.