Quarta É Feira terá atendimento com drive thru nesta semana

Nesta quarta-feira (22), a venda de produtos oferecidos pelos agricultores de Valinhos na Quarta É Feira testará o sistema drive thru. Os consumidores vão poder entrar com seus carros no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio de Valinhos) Adoniran Barbosa, ao lado da Rodoviária, e fazer suas compras sem descer do veículo, com total conforto e segurança.

A mudança foi definida como forma de prevenir a disseminação do coronavírus em Valinhos em meio à pandemia, e ao mesmo tempo garantir que os agricultores possam escoar a produção e minimizar as perdas. O atendimento será das 17h às 20h, não será feito para pessoas sem veículos e servirá como um teste para as próximas edições da feira, que acontece, com diz o nome, toda quarta-feira.

Realizada há cerca de 2 anos e 8 meses com o apoio da Prefeitura, por meio do Departamento de Apoio à Agricultura, a Quarta É Feira conta com a participação de cerca de 40 pequenos produtores rurais de Valinhos que oferecem  produtos fresquinhos, direto da plantação para a mesa do consumidor.

Para viabilizar o projeto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico estabeleceu uma série de regras para garantir a segurança de consumidores e vendedores. Entre elas, o uso de máscaras protetoras, álcool em gel para higienização pessoal e de embalagens e o número máximo de dois produtores por estande.

“Seguimos criteriosamente todos os cuidados de higiene necessários no drive thru para o atendimento aos clientes da feira e evitar aglomerações. O objetivo é garantir renda aos pequenos agricultores do município, pois a venda de seus produtos na feira é a principal fonte de receita familiar. Muitos deles já estavam com dificuldades, as mercadorias são perecíveis. A mudança foi necessária para adaptar as vendas às novas exigências sanitárias de prevenção ao coronavírus", disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luís Gustavo Previtali.

Como vai funcionar

Foi estabelecido todo um layout para a realização da Quarta é Feira em drive thru. Agentes de Mobilidade Urbana e da Guarda Municipal vão controlar o acesso dos veículos e fiscalizar o cumprimento das normas estabelecidas para o funcionamento do drive thru.

Pelas normas aprovadas pela Vigilância Sanitária do município, os veículos vão acessar o CACC pela Avenida dos Esportes (pela pista sentido bairro-Prefeitura, oposta à Rodoviária), em fila única, e seguirão em direção aos estandes de vendas em formato de ‘U’ até a saída.

A orientação é para que os clientes estejam com máscaras e fiquem somente no interior de seus veículos, de onde farão os pedidos e serão atendidos pelos feirantes a uma distância de dois metros. Estes também estarão utilizando máscaras, luvas e higienizando as embalagens das mercadorias com borrifador de álcool 70%.

O pagamento preferencialmente deverá ser feito com cartão para evitar o contato com cédulas. As máquinas de cartão deverão estar encapadas com plástico e devem ser higienizadas a cada uso pelos vendedores.

Serão permitidos apenas dois produtores no atendimento, por estande, sendo uma para separar o pedido e outro para receber o pagamento.

“Outra recomendação é para que os clientes tenham bom senso e permaneçam no drive thru pelo menor tempo possível. Estipulamos cinco minutos por venda, a cada cliente, por estande. Assim todos podem aproveitar as compras sem prejudicar a circulação dos veículos e aglomerações nas filas”, pediu o secretário.

Para informações sobre o novo atendimento da feira o telefone é o 3849-8091, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

20/04/2020