Rede Municipal de Saúde retoma rotina com reorganização

Por ora, trabalho será realizado internamente, com avaliação das agendas e das prioridades para atendimento dos pacientes

A Secretaria da Saúde de Valinhos retomou nesta segunda-feira (29) as atividades da Rede Municipal de Saúde. Por ora, o trabalho será realizado internamente, com a reorganização das agendas e do atendimento dos pacientes.

Não haverá marcação de consultas por enquanto, exceto para casos de urgência, pré-natal, vacinações, acompanhamento de bebês recém-nascidos e de pacientes crônicos que precisam de avaliação, como já estava ocorrendo durante a quarentena.

Segundo a Secretaria da Saúde, os horários de rotina serão retomados em todas as unidades nesta segunda-feira, inclusive Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centro de Especialidades de Valinhos (CEVs). “Neste primeiro momento vamos reorganizar todo o atendimento, entrar em contato com pacientes e refazer as agendas”, explicou o Secretário da Saúde, Luiz Carlos Fustinoni.

Segundo a Secretaria, as equipes já voltaram a trabalhar em período integral e continuarão a priorizar o atendimento de pacientes de casos urgentes. “Vamos analisar as prioridades, entrar em contato e retomar o agendamento gradativamente”, disse o secretário.

A orientação é que os pacientes que não precisam de atendimento urgente aguardem até que todos os processos sejam reestruturados. “Ainda não podemos abrir a agenda porque temos de evitar aglomeração e outras situações que possam colocar em risco os pacientes. É preciso cautela e vamos garantir que o atendimento ocorra de forma ordenada”, explicou o secretário.