Rede Municipal disponibiliza aplicativo de conteúdo didático

Criada em parceria com a Secretaria de Educação de São Paulo, ferramenta dá acesso a aulas ao vivo sem consumir pacote de internet

A Rede Municipal de Educação de Valinhos disponibilizou nesta segunda-feira (11) mais uma ferramenta de estudo para que os alunos possam se manter atualizados e conectados com conteúdos pedagógicos de qualidade. O aplicativo CMSP Educação (Centro de Mídias São Paulo) já pode ser baixado pelos estudantes, gratuitamente, nas lojas virtuais Google Play e Apple Store. 

A programação das aulas no aplicativo está na página 2 do Manual, que pode ser conferido aqui.

O aplicativo foi criado em parceria Secretaria Municipal de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Secretaria de Educação do Estado, que adaptou o conteúdo para a realidade dos municípios paulistas. 

De acordo com a diretora Pedagógica da Secretaria de Educação, Ana Angélica Júlio, os alunos terão acesso aos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular, além de aulas que são transmitidas a partir de estúdios da Secretaria Estadual de Educação para a Educação Infantil e Ensino Fundamental pela TV Univesp.

O secretário de Educação, professor Zeno Ruedell, explicou que o aplicativo não vai consumir o pacote de internet do estudante e os conteúdos apresentados ficam disponíveis para consulta.

“Estamos vivendo um momento único e precisamos prezar pela qualidade do conteúdo que estamos colocando dentro da casa de nossos estudantes, por isso optamos por integrar essa iniciativa que permitirá aos nossos estudantes uma participação ativa na aprendizagem”, disse.

Ana Angélica comentou que a tecnologia é uma importante aliada e mediadora das relações entre o ensino e a cultura digital. “Tudo é muito novo e aprendizado para nós que estamos à frente do processo educativo e para pais e alunos que precisam receber conteúdos de qualidade através dessas plataformas digitais”, afirmou.

No caso da Educação Infantil, creche e pré-escola, Angélica explicou que os conteúdos disponibilizados serão destinados aos os pais ou responsáveis, com dicas de atividade educativas para realizar juntos aos seus filhos.

Download

Para fazer o download do aplicativo, basta entrar na loja da operadora do aparelho móvel, Google Play ou Apple Store, procurar pelo aplicativo do CMSP Educação Infantil e Anos Iniciais e fazer o download. O aparelho precisa estar conectado à internet. Após a autenticação do aplicativo, não haverá mais consumo de pacote de dados, que será custeado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Outra dica importante para os pais de alunos é que todo o conteúdo também estará disponível na TV Univesp, em canais abertos da TV digital. “Por enquanto, as operadoras de canais por assinatura não disponibilizam acesso a esses canais, mas esperamos oferecer esta opção no futuro”, disse Ana Angélica. Quem usa TV por assinatura, precisa desconectar e voltar à opção de TV aberta. 

 

REGRAS 

Para participar das aulas o aluno precisa seguir e cumprir as regras de convivência estabelecidas:

1. não desrespeitar professores e colegas;

2. não compartilhar informação pessoal ou íntima;

3. não publicar informações que não sejam relacionadas ao conteúdo da aula;

4. não utilizar os recursos do aplicativo de forma ilegítima, obscena, difamatória, ameaçadora, intimidadora, assediante, odiosa, ofensiva em termos raciais ou étnicos, que instigue ou encoraje condutas ilícitas ou inadequadas, inclusive a incitação a qualquer crime;

5. não enviar comunicações ilícitas ou não permitidas, mensagens em massa, mensagens automáticas e afins ou envolvendo declarações falsas, incorretas ou enganosas;

6. não fornecer o usuário e a senha de acesso a ninguém.

 

12/05/2020