Reunião define detalhes para o trem de Natal na Estação dia 21

Prefeitura e Rumo Logística definiram nesta sexta-feira os detalhes para a passagem da locomotiva iluminada, do Projeto Natal dos Trilhos, por Valinhos.

A locomotiva chega à cidade na noite do dia 21 de dezembro e fará uma parada na plataforma do Museu Fotógrafo Haroldo Pazinatto, na antiga estação de trem.

Participaram do encontro os secretários municipais Carlos Roberto Prestes, de Segurança Pública, e Rodrigo Big Ribeiro, de Cultura, além de Marcelo Rodrigues, responsável pelas Relações Governamentais Norte da Rumo, do ex-vereador Lourival Messias Oliveira, coordenador da Frente Parlamentar Ferroviária das Regiões de Campinas e Jundiaí, e do prefeito Orestes Previtale.

Entre os assuntos discutidos estão as estratégias de segurança para o evento e a montagem de uma estrutura para receber os moradores da cidade durante a passagem da locomotiva. A expectativa é de que um grande público visite a estação para o evento, assim como no ano passado.

O evento tem parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).

O trajeto

A locomotiva começa seu trajeto pelo interior de São Paulo a partir do dia 16, quando deixa a cidade de São José do Rio Preto. O trajeto inclui a passagem por 30 cidades e a parada final é a cidade de Jundiaí, também na noite de 21 de dezembro. No total, serão percorridos cerca de 450 quilômetros.

Para este ano, a Rumo traz como grande atração do projeto a locomotiva C30-7 9380, fabricada em 1978 na Austrália, uma das três únicas fabricadas no mundo e uma das duas que vieram para o Brasil.

Decorada com centenas de luzes natalinas, a 9380 conta com uma pintura especial em homenagem à Ferrovia Paulista S.A. (FEPASA) no estilo heritage.  Ela viaja com dois vagões históricos e mais a locomotiva 7202, presente no Natal de 2018.

“É uma iniciativa única que reúne as pessoas para apreciar a passagem das locomotivas iluminadas. O projeto mescla o resgate da memória ferroviária e a celebração do Natal”, destacou o gerente de relações governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino.

A Secretaria Municipal de Cultura, com apoio da Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV), está preparando o Museu Haroldo Pazzinato para mais esse grande evento.

Pintura heritage

Pioneiro no Brasil, o design no estilo heritage (do francês héritage, que significa herança) recupera detalhes das antigas concessionárias que operaram no trecho. No total, cerca de 140 litros de tinta foram usados na pintura especial da locomotiva.

Os serviços foram feitos durante dois meses na oficina da Rumo em Araraquara. A locomotiva recebeu uma ampla reforma de funilaria em toda a lataria para aplicação da nova pintura e uma revisão de todos os componentes elétricos e mecânicos.

Segurança

Para que todos possam assistir à passagem da locomotiva em segurança, a Rumo chama a atenção para alguns cuidados essenciais:

Pare, olhe e escute, respeitando a sinalização nas passagens em nível;

Mantenha distância segura da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;

Escolha um local seguro para registrar imagens;

Nunca toque ou suba em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados;

E lembre-se: o Natal é a celebração da vida. Se não for seguro, não faça!

Dia 21/12

Saída de Campinas