Reunião em Campinas discute a eleição das nossas 14 Maravilhas

Representantes da Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV) e da Prefeitura Municipal se reuniram com jornalistas do "Correio Popular", em Campinas, na última quinta-feira (11), com objetivo de discutir o projeto que vai eleger as "14 Maravilhas de Valinhos" a partir do mês de maio.

O foco da conversa foi ter acesso a detalhes do projeto “As 7 Maravilhas de Campinas”, realizado em 2007 pelo jornal campineiro e que serve de inspiração para a ação em nossa cidade.

Na época, o jornal promoveu o concurso usando o veículo impresso como forma de divulgação, deixando todo o processo de votação para o site ("Cosmo On Line", à época). Ao todo, foram 93.198 votos para a eleição dos sete monumentos mais marcantes da cidade.

O projeto “As 14 Maravilhas de Valinhos” é uma iniciativa da Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV) e tem o apoio da Prefeitura. Ele foi lançado no dia 31 de março dentro do 1º Encontro Valinhos Ferroviário.

De acordo com Marcel Pazinatto, presidente da APHV, o projeto quer envolver a população, da mesma forma que ocorreu em Campinas, de forma didática e participativa para escolher os principais ícones históricos da cidade. "O objetivo é que as pessoas discutam a preservação, discutam quais são as nossas maravilhas, e que ao mesmo tempo tenham um sentimento de pertencimento nesse processo", disse.

A votação será aberta e terá um menu com diversos pontos de interesse histórico ou natural, sendo dividida em dois aspectos: as maravilhas que deixaram saudades e não existem mais, e as maravilhas que aidna compõem o cenário da cidade.

Para o jornalista Marcelo Pereira, do "Correio Popular", que recebeu a equipe de Valinhos, a iniciativa é uma importante ferramenta de valorização do patrimônio histórico municipal. "É uma forma muito importante de se discutir a preservação do patrimônio e envolver toda a população em torno dessa seleção".

A divulgação dos concorrentes na votação será feita no próximo dia 28 de maio, aniversário de Valinhos. Mais informações serão reveladas nos próximos dias.

As maravilhas de Campin as eleitas pelo Correio Popular são:

As maravilhas são ordenadas de acordo como o número de votos que receberam, sendo elas:

1ª Estação Cultura

2ª Catedral Metropolitana

3ª Lagoa do Taquaral

4ª Jockey Club

5ª Mercado Municipal

6ª Escola de Cadetes

7ª Torre do Castelo