Revisão do Plano Diretor terá nova fase de encontros temáticos

Ao fim dessa etapa haverá uma Audiência Pública, previamente marcada para 4 de julho

A Etapa 4 – Proposta Técnica de Revisão do Plano Diretor de Valinhos teve início em reunião realizada na quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, no Gabinete do Prefeito, com a presença do promotor do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), Rodrigo Sanches Garcia, sua assistente Marilia R. A. Boccia, da secretária de Planejamento e Meio Ambiente, a engenheira Maria Silvia Previtale, e de técnicos da Geo Brasilis Consultoria Planejamento, Meio Ambiente e Geoprocessamento, responsáveis pelos trabalhos de revisão do Plano Diretor. Também foram apresentados os avanços obtidos até o momento.

A reunião contou ainda com a presença do Chefe de Gabinete, Carlos Roberto Tosto, do Secretário de Assuntos Jurídicos, José Luiz Garavello Junior, dos diretores da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente Mariangela Carvas, do Departamento Gerenciamento de Projetos, e Diego Fernandes Alarcon, do Departamento de Meio Ambiente, e da arquiteta Patrícia Sabrina Lopes dos Santos, chefe da Seção de Habitação.

“Estamos todos empenhados nesse trabalho de grande importância para o futuro da cidade, pois o Plano Diretor é o principal instrumento de planejamento. Avançamos muito e muito do que está sendo revisto e incluído no Plano é fruto da participação da comunidade nas oficinas e encontros temáticos até agora promovidos”, comentou a Secretária Maria Silvia Previtale. Ao final desta etapa 4, a proposta de revisão será apresentada ao Conselho Municipal de Meio Ambiente.

Segundo Maria Silvia, a etapa 4 marca o fechamento de uma longa caminhada de discussões e debates iniciada ainda no primeiro semestre de 2018 e irá culminar com a realização da Audiência Pública, antes da finalização do documento e seu encaminhamento à Câmara em forma de projeto de lei. “Juntamente com a equipe técnica, estamos há um ano trabalhando e nos dedicando a esse processo de revisão, pois o futuro de Valinhos passa pelo Plano Diretor”, disse.

Na nova etapa, serão realizadas três oficinas temáticas. A primeira acontece no dia 17 de junho, para debater o tema Macrozoneamento, a segunda está programada para o dia 26, com o tema Zoneamento e Estruturação Viária, e a última, no dia 28, quando serão debatidos os Parâmetros Urbanísticos e Instrumentos da Política Urbana.

Já no dia 4 de julho, data ainda a ser confirmada, está programada a realização da Audiência Pública do Plano Diretor. Tanto as oficinas, como a Audiência irão acontecer no Auditório das Faculdades de Valinhos (FAV), sempre das 17h às 22h.

A revisão do Plano Diretor do Município que está sendo coordenada pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente entra este mês em nova e decisiva etapa.

Plano Diretor

O Plano Diretor é o principal instrumento de desenvolvimento urbano, com a definição de objetivos e diretrizes, elaborado pelo poder público em parceria com a sociedade civil para promover a cidade desejada e a consequente melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Ele visa organizar o crescimento e o funcionamento de Valinhos, tanto da área urbana quanto da área rural, garantindo a função social do município.

Programação dos Encontros Temáticos

Dia 17/06 -  Tema: Macrozoneamento

Dia 26/06 – Tema: Zoneamento e Estruturação Viária

Dia 28/06 – Tema: Parâmetros Urbanísticos e Instrumentos da Política Urbana