Rota das Bandeiras inicia última fase de canalização do Invernada 

Obra de R$ 5,5 milhões contra enchentes em Valinhos já está em andamento entre a Rua Campos Salles e a Alameda Gurgel e deve ficar pronta até dezembro

Já está em andamento a terceira e última etapa das obras de canalização do Córrego Invernada, em Valinhos. O trabalho é realizado pela concessionária Rota das Bandeiras em um trecho com 300 metros de extensão, entre a Rua Campos Salles e a Alameda Argel, na altura da portaria nº 5 da Unilever, e deverá ser concluído até dezembro/2019. O investimento da Rota das Bandeiras nessa etapa das obras é de R$ 5,5 milhões.

Todo o planejamento para execução dessa terceira etapa das obras foi previamente discutido pela concessionária com a Prefeitura de Valinhos e com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). 

“Damos mais um passo para minimizar de forma definitiva o problema das enchentes na Avenida Invernada. A obra será mais uma importante conquista para Valinhos neste mês de aniversário de 123 anos da cidade”, disse o prefeito Orestes Previtale.

Nos primeiros dias de mobilização, as atividades no canteiro de obras consistem na execução de serviços preliminares de limpeza do córrego. A previsão é de que os impactos no trânsito ao longo da Avenida Invernada sejam menores do que na segunda etapa, realizada no ano passado, já que não haverá a necessidade de bloqueio do tráfego nos cruzamentos existentes ao longo da via, que é uma das mais movimentadas da cidade. 

“Haverá apenas a necessidade de estreitamentos de pista pontuais durante todo o período de obras. Por isso, o impacto para o motorista deve ser muito menor”, disse o engenheiro responsável pelas obras, Rodrigo Lemos. 

Segundo a Rota das Bandeiras, a obra, quando estiver finalizada, deixará o córrego com as mesmas características do trabalho que foi feito na região do Clube Atlético Valinhense, melhorando o aspecto visual do entorno do córrego e incluindo a revitalização dos taludes do córrego.

De acordo com a Rota das Bandeiras, a conclusão desta terceira etapa das obras de canalização do Córrego Invernada, somada à execução de obras complementares sob responsabilidade da Prefeitura de Valinhos e da empresa Unilever, deverá contribuir para minimizar o histórico problema de enchentes registrado ao longo da avenida.

As obras da Prefeitura, que incluem o túnel entregue na última semana sob a avenida, já estão prontas. A Unilever deve iniciar os trabalhos dentro de sua planta em breve. 

Em caso de dúvidas sobre a intervenção, motoristas e usuários que desejarem mais informações poderão entrar em contato com a Rota das Bandeiras por meio do telefone 0800-770-8070. A ligação é gratuita e o telefone funciona 24 horas. 

 

Canalização do Córrego Invernada

A execução das obras de canalização do Córrego Invernada foi assumida pela Rota das Bandeiras com a concessão do Corredor Dom Pedro, em abril de 2009, após Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Dersa e o Ministério Público como compensação pelo passivo ambiental gerado pela construção do primeiro trecho do anel viário Magalhães Teixeira (SP-083), entre as rodovias D. Pedro I (SP-065) e Anhanguera (SP-330), em 2001.

A obra completa de canalização do Córrego Invernada contempla um trecho com 800 metros de extensão da avenida, entre o Clube Atlético Valinhense e a Unilever, além do afluente localizado na altura da rua Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota, com mais 200 metros de extensão.

Em 2016, a Rota das Bandeiras já havia concluído a canalização de um trecho com 150 metros de extensão do Invernada, no trecho entre o Clube Atlético Valinhense e a alça de acesso para a avenida Onze de Agosto. 

Já no ano passado, a Concessionária executou três travessias ao longo da avenida e a canalização de um trecho de 45 metros, além do rebaixamento do córrego em um trecho com 200 metros de extensão, a partir da rua Campos Salles, para permitir a vazão da água.

 

06/05/2019