Saúde mental inicia atendimento presencial em casos de urgência

Os serviços de Saúde Mental oferecidos pela Prefeitura de Valinhos voltam a partir de segunda-feira (8) a oferecer atendimento presencial mediante agendamento por telefone, em casos de urgência e emergência, das 8 às 14h. O atendimento à comunidade, de forma presencial, havia sido interropido desde março em razão do isolamento social na prevenção à Covid-19.

Entre os serviços que voltam a oferecer o atendimento com consultas agendadas estão o Creaps - Centro de Referência de Atendimento Psicossocial, o CAPS I e II – Centro de Atendimento Psicossocial, o CEMAP - Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiológico e a Casa do Adolescente.

Segundo informou a Secretaria da Saúde, nos três útlimos meses, todos os atendimentos emergenciais foram realizados no Caps II, com psicólogos e psiquiatras em escala de plantão.

Em alguns casos específicos, os profissonais da área de psiquiatria forneceram receitas médicas, mediante solicitação, para evitar a interrupção dos tratamentos. Outros profissionais ainda mantiveram contatos com pacientes ou pessoas atendidas pelos determinados serviços via mensagem de WhatApp para orientações.

Para receber o atendimento, a Secretaria da Saúde pede para que os interessados façam o agendamento somente por telefone. São eles:

Creaps: 3829-2073

Caps I: 3849-4623