Saúde orienta cuidadores de pacientes com disfagia

Em promoção ao Dia da Atenção à Disfagia (20/3), doença caracterizada pela dificuldade de engolir e fazer a deglutição de alimentos ou de líquidos, o programa Melhor em Casa, da Secretaria da Saúde de Valinhos, realizará no próximo dia 21 a 1ª Oficina de Alimentos para Disfagia.

A atividade será direcionada aos 20 cuidadores de pacientes inclusos no programa, a partir das 14h, na cozinha industrial do Fundo Social de Solidariedade. O objetivo é conscientizá-los sobre a necessidade de realizar modificações de alimentos para portadores de disfagia.

O evento, coordenado pelo Departamento de Programas e Projetos em Saúde, terá parceria com a empresa Nestlé Health Science, que desenvolve pesquisas para o desenvolvimento de terapias nutricionais inovadoras, e o Fundo Social de Solidariedade, que cedeu o espaço para a realização da oficina. A capacitação dos cuidadores será coordenada por técnicos da Nestlé.

 A disfagia é a dificuldade de engolir que pode causar desnutrição, desidratação e broncoaspiração. Os principais sintomas da doença são engasgo, tosse, espirro, pigarro ao se alimentar, perda de peso.

Para assistência ao paciente com disfagia, o Melhor em Casa conta com serviço fonoaudiológico e oferece vagas remanescentes aos usuários encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Informações podem ser obtidas pelos telefones 3829-5147 e 3829-5126.

13/03/2018