Saúde realiza teleatendimento em três especialidades médicas

Especialistas de cardiologia, geriatria e pneumologia entram em contato por telefone com pacientes que já tinham encaminhamento da UBS e não foram atendidos por causa da pandemia

A Secretaria da Saúde de Valinhos está realizando teleatendimento de pacientes em três especialidades médicas do Centro de Especialidades de Valinhos (CEV) para reduzir a demanda de consulta reprimida na quarentena provocada pelo coronavírus. A medida oferece atendimento a moradores de casos sem gravidade que aguardam pela consulta e precisam de avaliações mais simples.

Nos casos de urgência, os moradores são sempre atendidos em todas as especialidades e na clínica médica, mesmo no período da quarentena, tanto na Unidade Básica de Saúde (UBS) quanto no Centro de Especialidade Médica (CEV).

O teleatendimento é realizado por especialistas das áreas de cardiologia, geriatria e pneumologia. Os médicos entram em contato por telefone com pacientes que já tinham encaminhamento da UBS e tiveram suas agendas canceladas por causa da pandemia, para agilizar procedimentos como retornos, avaliação de resultados de exames médicos e acompanhamento dos casos.

O serviço de teleatendimento teve início no começo de julho. Foram atendidos até terça-feira (4) 306 pacientes nas três especialidades, 248 na cardiologia, 33 na geriatria e 25 na pneumologia. Outros 111 pacientes foram contatados por telefone, mas não atenderam às ligações. Há expectativa de que o serviço seja expandido nas próximas semanas para outras especialidades.

“Estamos triando prontuários e ligando para os pacientes para agilizar o atendimento de casos de menor gravidade que estão aguardando por causa da quarentena”, explicou a diretora do Departamento de Suporte ao Atendimento ao Usuário da Secretaria de Saúde, Maria Inês Travaglini Credido.

A diretora acrescentou que as agendas para atendimento presencial ainda não estão abertas e a Saúde aguarda definições do Plano São Paulo do Governo do Estado para retomar os procedimentos. Estamos aguardando novas definições para o atendimento ser retomado”, afirmou.

Maria Inês explicou que a Saúde está avaliando medidas que poderão ser adotadas para atender à demanda reprimida quando a pandemia estiver controlada, como mutirões e realização de consultas aos sábados. Ela enfatizou que os casos urgentes continuam sendo atendidos no CEV ou Santa Casa quando o especialista não está disponível por questões de saúde.

UBS

Na UBS, o agendamento de consultas também não está aberto, mas os atendimentos médicos são realizados normalmente em casos de urgência e para pacientes crônicos. Também são realizados normalmente, mesmo na quarentena, o atendimento de pré-natal das gestantes e consultas regulares de recém-nascidos até 1 ano de idade.

Desde o início de julho, as UBSs retomaram o horário normal de funcionamento e estão agendando consultas de casos específicos, quando a demanda é necessária. “Também estamos fazendo a busca ativa de pacientes crônicos para atualizar os procedimentos”, explicou a diretora de Assistência à Saúde, Helena Tamiko Honda Tanaka.

Exames

Segundo Helena, os exames foram retomados e toda a agenda que precisou ser cancelada pela quarentena já foi atendida. “Todos os pacientes que tinham solicitação de exames já realizaram o procedimento”, afirmou. Os exames são coletados normalmente em casos de urgência e pacientes crônicos.

Mamografia também está sendo realizada. Havia 393 solicitações represadas na quarentena e 75 já foram atendidas no mês passado. Ainda não há agenda aberta para o procedimento, mas casos urgentes são atendidos normalmente.

Fases

Valinhos e toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC) avançou nesta sexta-feira (7) da Fase Laranja do Plano São Paulo para a Fase Amarela, menos restritiva que as duas anteriores. O Estado de São Paulo foi dividido em regiões e as fases Vermelha, Laranja, Amarela, Verde e Azul são definidas conforme indicadores da contaminação por coronavírus de cada região, como índice de contágio e disponibilidade de leitos em UTI.

 

07/08/2020