Saúde recomenda usar máscara para sair de casa em Valinhos

A Secretaria da Saúde de Valinhos passa a recomendar a partir desta quinta-feira (16) que todas as pessoas da cidade usem máscaras ao sair de casa.

A recomendação vale tanto para as pessoas que saem para trabalhar nos estabelecimentos que estão abertos quanto para aqueles que saem para ir ao supermercado, ao banco, fazer uma caminhada ou qualquer outra atividade.

O objetivo é que os moradores da cidade tenham menor risco de contágio pelo coronavírus em meio à pandemia que atinge todo o planeta.

O contágio do vírus se dá principalmente pela boca, pelo nariz e pelos olhos, e a máscara é uma forma de proteger o rosto.

Além das máscaras, a Saúde recomenda que sejam mantidos todos os procedimentos de higienização pessoal, como lavar as mãos com frequência e usar álcool em gel quando isso não for possível.

Manter distância de um metro e meio de outras pessoas e evitar levar as mãos ao rosto, principalmente olhos, nariz e boca, também são orientações importantes na prevenção da doença. Assim como evitar aglomerações tanto em ambientes fechados quanto em áreas abertas.

"O vírus se propaga com muita facilidade e pela dispersão de gotículas de saliva. As pessoas devem ter consciência disso e dessa forma estarão evitando exposição desnecessária ao contágio", disse a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Claudia Maria dos Santos. A secretaria prepara uma Nota Técnica para publicar no Boletim de Atos Oficiais do Município com o conteúdo da recomendação.

Outra recomendação dos técnicos da Saúde é para que as pessoas evitem entrar em suas casas, na volta, sem passarem por um rigoroso processo de higienização. Esse processo inclui desde a limpeza, com álcool em gel, do volante do carro e das fechaduras do veículo e da porta até evitar entrar com os sapatos nos pés.  "A pessoa também deve lavar as mãos, retirar a roupa e colocar para lavar imediatamente. Tomar um banho também é recomendável", disse Claudia. 

 

16/04/2020