Secretaria da Educação abre inscrição para EJA

Jovens, a partir dos 15 anos, e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental da 1ª a 8ª série interessados em voltar a estudar em 2011 na rede municipal devem fazer a inscrição para um dos oito polos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no período de 3 de janeiro a 4 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas nas escolas municipais, Unidades Básicas de Saúde e CAUE (Centro de Atendimento de Urgências e Especialidades). No ato o interessado preencherá uma ficha em que indicará o local em que pretende estudar.
Atualmente os oito pólos da EJA funcionam nas EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica) Carlos Carvalho Vieira Braga, no Jardim Pinheiros; Cecília Meirelles, no Jardim Paraíso; Jerônymo Alves Corrêa, no Jardim do Lago; Antonio Perseguetti, na Ponte Alta; Luiz Antoniazzi, no Santo Antonio; Horácio de Salles Cunha, no São Bento do Recreio; Dom Bosco, no São Marcos, e Edina Aparecida Bampa da Fonseca, no Reforma Agrária.
Para divulgar as inscrições na EJA, a Prefeitura está realizando uma campanha com distribuição de panfletos e colocação de faixas e cartazes em pontos estratégicos na cidade e também instalando os vários pontos de inscrição. “Trata-se de um grande mutirão visando permitir o acesso à alfabetização para a grande maioria das pessoas não alfabetizadas ou que interromperam os estudos”, destaca a diretora do Departamento da EJA, Sidnea Peixoto Vedana.

Incentivo
A diretora Sidnea ressalta que não existe idade para voltar a estudar. “Muitas vezes a vida não ofereceu oportunidade para algumas pessoas estudarem, muitas tiveram que largar o estudo para trabalhar ou cuidar da família e outros nem tiveram a oportunidade de frequentar a escola. O importante é isso não se tornar uma barreira. A Prefeitura dá a chance deles iniciarem ou retomarem o estudo, mas o essencial é que essas pessoas tenham força de vontade para continuar. E é isso que temos observado na EJA hoje em dia, que tem matriculado desde adolescente a adultos com mais de 70 anos”.