Secretário apresenta ações de Cultura na Câmara de Valinhos

Secretaria atende 2,5 mil alunos e disponibiliza gratuitamente 23 cursos de artes

As ações da Secretaria de Cultura de Valinhos foram apresentadas durante uma reunião na Câmara de Valinhos na quarta-feira (15).  O secretário da Cultura, Rodrigo Paulo Ribeiro, o Big, prestou contas aos vereadores e moradores das realizações desenvolvidas em sua pasta.

Durante quase uma hora, Big apresentou aos presentes a estrutura da Secretaria de Cultura, que é composta de 48 servidores, dos quais 27 são monitores culturais do Centro Cultural Vicente Musselli, que hoje atende 2,5 mil alunos e disponibiliza gratuitamente para a comunidade 23 cursos de artes.

A reunião foi aberta pela presidente da Câmara, Dalva Berto.  Big iniciou sua explanação agradecendo a oportunidade de falar sobre cultura e ao prefeito Orestes Previtale.

O secretário destacou a reativação do Corpo de Baile, que atendeu ao pedido das mães integrantes da Associação Cultural e Artística de Valinhos (ACAV).  Falou sobre a isenção de taxas para uso de espaços culturais para as entidades de interesse público e sobre eventos importantes.

Big citou a presença do maestro João Carlos Martins regendo a Orquestra Sinfônica de Campinas no aniversário de Valinhos no ano passado e sobre o projeto do Ônibus Cultural, que a cada dois meses leva os valinhenses para uma imersão no mundo cultural de São Paulo e outras cidades. “Essa é uma iniciativa louvável e muito bem aceita pela população. A cada anúncio do Ônibus Cultural, os lugares se esgotam em questão de horas”, disse.

O secretário fez questão de destacar as obras de reformas do prédio do Espaço Multiuso Flávio de Carvalho, onde são ministradas as aulas de dança, teatro e artes.

“O prédio não passava por reformas há anos. As salas de aula receberam novo piso, pintura, novos espelhos e as barras receberam pintura eletrostática”, explicou. Segundo ele, o próximo passo será a colocação dos aparelhos de ar-condicionado em todas as salas. “Os alunos do Centro Cultural merecem o melhor e nós estamos oferecendo o melhor”, disse.

Entre os grandes eventos produzidos pela Secretaria de Cultura, Big apontou o Festival de Artes, espetáculo da Paixão de Cristo, decoração de Natal e o Carnaval de Rua, que levou mais de 15 mil pessoas para a Avenida a baixo custo.

“Entendemos que cultura também é saúde e desenvolvimento social, pois uma cidade que é ativa culturalmente tem reflexos altamente positivos na área da saúde, pois as pessoas aproveitam mais as oportunidades e participam mais ativamente da vida da cidade”, comentou.

Por fim, destacou  a criação da Orquestra Jazz Sinfônica de Valinhos um novo corpo estável da Secretaria, da realização da 3ª Conferência de Cultura e da reativação do Conselho de Políticas Culturais.

O secretário de Cultura esteve acompanhado de sua equipe, o chefe de Gabinete Diego Rafael de Souza Lima, as diretoras   Flavia Montagnero, Telma Carpini e Alessandra Buffa e Paulo Andrade.

16/05/2019