Serviço de corte de mato é intensificado em várias regiões

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, está promovendo neste mês de janeiro uma força tarefa para cuidar de áreas verdes em vias e passeios públicos da cidade. O serviço de corte do mato, especialmente nas áreas que não recebiam há mais tempo a manutenção e a vegetação está bem alta, é uma das prioridades desde os primeiros dias do governo da prefeita Capitã Lucimara Godoy.

A administração municipal montou um novo cronograma para atender de forma emergencial os setores com maior necessidade, onde o mato chega em alguns casos a quase dois metros de altura. O serviço de capinação e roçada é realizado pela Corpus Saneamento, empresa contratada pela Prefeitura para a manutenção.

Segundo o secretário da pasta, Gustavo Yansen, são várias frentes atuando simultaneamente, o dia todo, para dar conta do mato alto que nesta época mais chuvosa do ano, cresce com maior velocidade e precisa de uma manutenção mais constante.

“A prefeita Capitã Lucimara está bem atenta a esta situação e pediu para que nossa Secretaria dê uma atenção especial ao corte de mato, especialmente nos bairros que estão há mais tempo sem receber este tipo de manutenção. É preciso oferecer limpeza pública de qualidade para a população”, disse o secretário.

Gustavo informou que além do novo planejamento, estabelecido inicialmente para o mês de janeiro e de forma emergencial, a Secretaria de Obras conta com o Sistema 156 por onde a população tem feito com bastante frequência as reclamações de mato alto e solicitação de roçada.

“O sistema 156 é um canal direto com o munícipe que nos ajuda a nortear onde a situação está mais preocupante. Estamos recebendo todos os chamados com atenção especial e colocando os pedidos dentro do possível na programação”, informou Gustavo.

Locais atendidos

Um dos primeiros bairros a receber o corte de mato na primeira semana de janeiro foi o Santa Eliza, onde a prefeita Capitã Lucimara esteve e conferiu o serviço de perto na principal praça da comunidade, com campo de futebol e playground, que estava tomada pelo mato alto. A via de acesso ao bairro, a Avenida Rosa Belmiro Ramos, também foi capinada em toda a sua extensão.

Outra via que recebeu a força tarefa foi a Rodovia Municipal dos Andradas, que liga Valinhos a Vinhedo. Do outro lado da cidade, no Parque Portugal, outras equipes da Corpus atuaram na capinação das áreas com vegetação mais alta.

Nesta semana, a programação já chegou a outros bairros, como o Parque dos Cocais e Frutal. Também estão previstas nesta semana e até o final do mês a roçagem nas regiões próximas a próprios municipais e em algumas áreas dos seguintes bairros: Parque das Colinas, Lenheiro, Jardim Ribeiro, Vila Pagano, Castelo, Jardim Bela Vista, Bom Retiro, Ortizes e Jardim das Figueiras.

As praças também recebem atenção. Esta semana o trabalho foi realizado na Praça do Cartonifício (Jardim Celani), Praça Quintino Bocaíuva (Jardim primavera) e Praça da Bíblia (Vila Boa Esperança).

Em breve, para conhecimento da população, a administração municipal irá tornar público o mapa com a setorização e programação do serviço de roçada no site da Prefeitura, informou a Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

13/01/2021