Time do Emprego encerra turma com participantes encaminhados

Prefeito lembrou que 400 novas vagas de varejo devem ser abertas este ano na cidade

O mais recente curso do programa Time do Emprego em Valinhos foi encerrado na terça-feira (16) com quatro dos 18 participantes já encaminhados para entrevistas de emprego. O prefeito Orestes Previtale participou do encerramento e lembrou que o Municípío conta com diversas ações e iniciativas para atrair novas empresas e estimular o empreendedorismo. Todos os participantes receberam certificados. O próximo treinamento deve ocorrer em agosto.

Na entrega dos certificados, o prefeito adiantou que o treinamento é muito bem-vindo porque a cidade tem atraído empresas de vários setores. Segundo ele, estima-se que mais de 400 novas vagas no setor de varejo serão abertas nos próximos meses. “O PAT tem trabalhado com 150 vagas por mês. Não falta oportunidade”, disse. O prefeito ainda citou o recém-implantado Via Rápida Empresa, que reduz para cinco dias o tempo de abertura de um novo empreendimento na cidade.

"Adotamos uma série de ações para expandir o mercado de trabalho em Valinhos, a geração de renda, as oportunidades e o desenvolvimento do nosso Município", afirmou o prefeito. Ele elogiou os interessados em buscar constantemente reciclar seus conhecimentos para se adequar às exigências do mercado. “O Time do Emprego é uma oportunidade de formação e orientação”, afirmou. A vice-prefeita, Laís Helena, também compareceu ao encerramento do programa. “Fico feliz por aqueles que puderam aproveitar a oportunidade desse treinamento”, disse ela.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Fagnani Popó, acrescentou que cada detalhe é importante na hora de se preparar para se recolocar no mercado ou para o primeiro emprego. “A região tem muitas oportunidades, mas é preciso estar em sintonia com o mercado”, disse o secretário. Conforme ele, a cidade sempre fecha o ano com saldo positivo no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

O programa do curso foi bastante elogiado pelos participantes. “Nós fazemos a nossa parte, mas é preciso o interesse de todos”, disse o supervisor do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), órgão responsável pela execução do Time do Emprego, Luís Gustavo Previtale. O treinamento trabalha a autoestima dos participantes e apresenta situações práticas, como elaboração de currículo, comportamento em entrevistas, planejamento financeiro e empreendedorismo.

“Tudo o que aprendi aqui servirá para minha entrevista”, afirmou Claudio Roberto Ramazini, de 46 anos, que tem entrevista agendada com uma empresa de crédito. Segtundo ele, que está desempregado há oito meses, o programa favoreceu na troca do ramo de atividade. “Eu tenho duas entrevistas agendadas”, comemorou Aparecido Rodrigues do Nascimento, 56 anos. Trabalhando há dois anos com “bicos”, ele quer voltar ao mercado. “Aqui a gente aprende muito”, garantiu.

17/04/2019