Trânsito: Av. Invernada ganha terceira faixa de rolamento

A Avenida Invernada em Valinhos ganhou, no último domingo (29), mais uma faixa de rolamento no trecho que vai da Avenida Onze de Agosto até a Avenida Joaquim Alves Correa, no sentido à região do bairro Paiquerê/shopping. A nova configuração tem um quilômetro de extensão.

Segundo o secretário da Secretaria de Mobilidade Urbana, Mauro Haddad Andrino, a medida vai ajudar a reduzir os problemas com o excesso de trânsito nesta região da avenida, que enfrenta congestionamentos nos horários de maior fluxo, pois aumenta a capacidade de tráfego de veículos com a segunda faixa.

Antes da implementação da medida, a secretaria fez um estudo e identificou que a largura da via naquele trecho comportaria sua divisão em três faixas, em vez das duas que estavam em operação. Com a mudança, a via passa a ter capacidade de receber o dobro de veículos do que antes no sentido Paiquerê/shopping.

Além da implantação desta terceira faixa, toda a extensão da Avenida Invernada recebeu nova sinalização de solo horizontal, que inclui faixas de pedestres e pintura de faixas identificando as pistas de rolamento.

O secretário afirmou ainda que sua equipe tem feito estudos em outros pontos de conflito de trânsito na cidade, como no bairro Vila Santana, para buscar soluções para o problema e reduzir os gargalos.

Sinalização – A Secretaria de Mobilidade Urbana intensificou o trabalho de sinalização de solo horizontal em boa parte da cidade. Neste primeiro semestre, foram adquiridos 20 mil m2 de área de sinalização de solo.

A sinalização horizontal inclui linhas seccionadas, linhas duplas contínuas, linhas de borda, travessias de pedestres, faixas de retenção e legendas em geral, como por exemplo PARE.

O trabalho é executado por empresa contratada, envolvendo uma equipe de seis pessoas.  Um agente de trânsito acompanha a operação para o controle do tráfego de veículos. Nas vias de maior fluxo de veículos, a ação é realizada no período noturno, para não prejudicar o trânsito.