Transporte em Valinhos ganha ônibus zero com ar-condicionado

Frota de 45 veículos começa a ser trocada na próxima segunda-feira (2/7); veículos zero km terão ainda acessibilidade, wi-fi gratuito, GPS, câmeras de segurança e carregadores de celular

Valinhos será uma das poucas cidades do Brasil com uma frota de ônibus do transporte coletivo urbano 100% equipada com ar-condicionado, monitoramento por câmeras, sistema de GPS, carregadores de celular e internet gratuita. Os 45 veículos que a empresa Sou Valinhos utiliza no sistema serão trocados por ônibus zero km, modelo 2019 e de última geração, já a partir da próxima segunda-feira.

Para viabilizar a renovação, que será feita de forma gradativa, a direção da Sou Valinhos obteve um financiamento no valor de R$ 16 milhões para a compra dos novos veículos junto à Caixa Econômica Federal (CEF) no final do ano passado.

A medida reforça a qualidade do sistema de transportes de Valinhos, apontado desde o início de 2017 como o melhor entre as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas por uma série de pesquisas realizadas pelo instituto Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos)  a cada três meses.

São ao todo 27 linhas em operação em todas as regiões da cidade. Ao todo, 45 ônibus realizam a prestação do serviço. A média de pessoas transportadas é superior a 20 mil por dia durante a semana.

“O ar-condicionado vai trazer muito mais conforto para os usuários do sistema em Valinhos, assim como todos os itens que estão no pacote de opcionais desses ônibus”, disse o prefeito Orestes Previtale, que conheceu um dos novos veículos na manhã da última quinta-feira (28).

Mais modernos, os novos ônibus têm bancos mais confortáveis, acessibilidade, saídas para recarga de aparelhos eletrônicos e até um espaço para transporte de cães usados como guias de deficientes visuais.

Além de todo o conforto, dois detalhes ajudam a tornar o sistema de transporte na cidade mais eficiente e seguro. Um deles é o sistema de GPS que equipa todos os ônibus e vai ajudar a empresa a monitorar os trajetos de todas as linhas. Outro é o sistema de câmeras de segurança, que vai monitorar os atos de vandalismo, que embora estejam em queda têm causado transtornos no Município.

Para o gerente operacional da empresa em, Valinhos, Márcio José Anselmi, a renovação da frota atende a um dos compromissos da sou Valinhos quando assumiu o serviço. “A frota atual tem três anos e meio de uso e já é considerada uma frota muito boa, tanto que estamos avaliados como o melhor transporte na RMC desde o começo de 2017. Com os novos ônibus, vamos oferecer ainda mais conforto e qualidade no serviço para os usuários”, disse.

“A SOU sempre busca a excelência no atendimento aos usuários em todas as cidades em atua. O objetivo de nossa diretoria é de sempre inovar e de se antecipar trazendo para população de Valinhos o que tem de mais moderno. Esses veículos são de última geração e trarão mais conforto a todos os usuários”, afirmou.

 

Veja vídeo:

https://youtu.be/Sx7xET4aUdg