Tropas do Exército farão exercício de treinamento em Valinhos

Treinamento acontece de 19 a 24 de maio e tem atividades para celebrar aniversário de Valinhos

A 11ª Brigada de Infantaria Leve (11ª Bda Inf L), do Exército Brasileiro, sediada em Campinas, fará exercício de adestramento nas ruas de Valinhos, no período de 19 a 24 de maio. O treinamento visa à capacitação e à avaliação de sua tropa. Também irá promover na cidade uma Ação Cívico-Social, na tarde do dia 23, no Centro de Artes, Cultura e Comércio Adoniran Barbosa (CACC) com várias atividades. A ação social é parte das comemorações do aniversário de 123 anos de Valinhos, em 28 de maio.

A tropa fará ainda treinamento nas cidades de Indaiatuba e Itu, no mesmo período. A brigada é uma das Forças de Emprego Geral do Exército Brasileiro e tem como missão constitucional a garantia da lei e da ordem. Segundo o comando, o exercício na cidade é importante para a preparação constante e a prontidão permanente para o cumprimento de sua missão.

A base da tropa, composta de cerca de 400 militares entre oficiais e praças, será no Parque Municipal de Exposições Monsenhor Bruno Nardini. Já o treinamento ocorrerá nas ruas da cidade, com patrulhamento motorizado, a pé, operações de busca e apreensão e operaçoes de cerco. O treinamento é previsto no calendário anual.

No dia da ação social, estão previstas diversas atividades, como exposição de material de emprego militar, apresentações de banda de música, orientação sobre saúde física e bucal, desfile de tropa e outras.

Exército

O emprego do Exército Brasileiro em diversas missões constitucionais tem sido cada vez mais frequente, especialmente na última década, não apenas no apoio aos grandes eventos (Jogos Panamericanos Rio 2007, Jornada Mundial da Juventude 2013, Copa do Mundo Fifa 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016), mas também em Operações de Apoio aos Órgãos Governamentais para Garantia da Lei e da Ordem em cidades como Rio de Janeiro, Vitória e Vila Velha.

 

06/05/2019