Usuários aprovam agendamento de consulta médica no celular

Projeto-piloto teve início no Jurema e deve ser implantado em todas as UBSs até o fim do ano

As consultas médicas na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Gasparin, do Jardim Jurema, já podem ser agendadas por aplicativo de celular. O aplicativo gratuito de saúde para sistema operacional Android entrou em funcionamento nesta terça-feira (28). Os usuários da unidade aprovaram a inovação que coloca fim às filas de espera, agilizando o agendamento de consulta. Quem preferir, ainda pode marcar consultas presencialmente na própria unidade.

O projeto-piloto começou pela UBS do Jurema, que tem 7,6 mil pacientes, e deve se expandir até o final do ano para as outras 12 unidades da cidade. “Eu gostei da ideia porque vai agilizar e facilitar a vida dos moradores do bairro. Dá para fazer o agendamento de consultas estando no intervalo de horário do meu emprego”, comemorou Alana Carmo dos Santos, de 21 anos.

Vitória Helena Santos, de 15 anos, que foi à UBS tomar vacina de tétano para sua faixa etária, já estava baixando o aplicativo SIS Online Minha Saúde na loja Play Store do Google Play. “Eu acredito que ninguém vai ter problema no uso do celular. Hoje a tecnologia já faz parte da rotina de todo mundo”, afirmou. Ela disse que vai à UBS para consultas com ginecologista e clínico geral.

A moradora Neusa Borges, de 60 anos, mudou-se para o bairro há seis meses, vinda do Country Club. Ela disse que vai instalar o aplicativo no seu telefone, no da filha e no do marido, todos usuários da UBS. “Agora vai agilizar para todo mundo. Vou levar um panfleto para minha filha me ajudar a ter o aplicativo”, adiantou. Na UBS estão sendo distribuídos folhetos explicativos sobre o passo a passo no uso do aplicativo.

Aplicativo

Para que o usuário possa utilizar o serviço, ele deve ir até a UBS, recadastrar os dados pessoais (atualizar) e fornecer um e-mail ativo para que possa receber a senha que vai usar para acessar o sistema e seus dados.

O aplicativo foi desenvolvido pela empresa Giespp (Gestão Inteligente de Educação e Saúde Pública e Privada), empresa contratada para a informatização da saúde na cidade. A utilização do serviço é gratuita. Neste primeiro momento, o aplicativo é acessado pelo sistema operacional Android e posteriormente será lançado também na plataforma iOS.

Pelo celular é possível agendar consultas médicas para clínica-geral, pediatria e ginecologia, assim como acessar o histórico de atendimento. Os profissionais da UBS também terão acesso às mesmas informações dos pacientes (data, horário, médico, se é consulta ou retorno). 

 

28/05/2019