Valinhos amplia coleta de lixo e altera calendário

Milena aprova as mudanças na coleta de lixo

A coleta de lixo em Valinhos vai mudar. Alguns bairros onde o serviço era feito duas vezes por semana terão um terceiro dia para o descarte dos resíduos. Além disso, para adaptar o cronograma em toda a cidade, há mudanças de data previstas para outros bairros, além da ampliação da coleta seletiva para uma parte da cidade que não era atendida antes pelo serviço.

As mudanças foram anunciadas pela Corpus, empresa terceirizada que realiza o serviço de coleta de lixo em Valinhos, após definição, com o Departamento de Limpeza Pública, e passam a valer na próxima quarta-feira, dia 18 de outubro. Segundo a empresa, não haverá custos adicionais para o Município. Funcionários da Corpus estão distribuindo panfletos com os novos dias e horários do serviço. A distribuição começou na última semana e segue até quarta-feira.

A mudança no esquema da coleta vai tornar sua logística mais eficiente, de acordo com o diretor do Departamento de Limpeza Pública (DLP), vinculado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Gustavo de Freitas Sirianni. O esquema anterior foi estabelecido em 2005, o que o deixou defasado pelas mudanças na cidade nos últimos anos, com a construção de novas residências e o crescimento da população.

Com o novo cenário, a coleta seletiva atingirá quase 100% da zona urbana, assim como a coleta domiciliar, que também atende a todo o Município. Nos bairros da Reforma Agrária, Morro das Pedras, Macuco e Capivari, os moradores satisfeitos com o aumento de um dia na coleta. “A iniciativa é excelente. Tenho um restaurante e vai ajudar em muito. O lixo não vai ficar acumulado”, ressaltou Milena Grippi, do Macuco.

O morador Leonardo José Joaquim também gostou de ter mais dias para descartar o lixo. “Vai ajudar muito. O lixo não vai ficar mais acumulado dentro ou em frente das casas”, ressaltou. Ele é morador do Reforma Agrária.

Agora, a coleta será feita nesses locais às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 7h. Por isso, o morador terá que ficar atento para os resíduos no dia certo.

Coleta seletiva - Com o novo plano de coleta, os bairros Jardim Palmares II, Jardim Nova Espírito Santo, Jardim Soleil, Bosque dos Eucaliptos, Nova Era e Ana Carolina II passam a ser beneficiados com o serviço de coleta seletiva, que antes não era realizada.

Agora, os moradores dessas regiões da cidade devem passar a separar os resíduos que podem ser reciclados. Os materiais que podem ser reciclados são: latas de alumínio, garrafas pet, plásticos, papéis e embalagens em geral. É preciso cuidado também com os vidros.

“É muito bom termos esse serviço. É preciso a coleta seletiva. O meu marido levava o lixo para a Ceasa, onde ele trabalha. É importante para a gente e para toda a cidade”, enfatiza Pamela Lona, do Ana Carolina II.

Fernando Castro, do Nova Espírito Santo, também elogia a iniciativa de implantar a coleta seletiva. “Sempre separei o lixo. Eu doava para um senhor que sempre passava pelo bairro. Faz tempo que ele não passa por aqui. Por isso, é muito bom. Aliás, lixo é dinheiro.”

O diretor Gustavo de Freitas Sirianni indica quais materiais não devem ser misturados. “É importante ressaltar que materiais como: vassouras, sacos de cimento, restos de materiais de construção, roupas, calçados, colchões e móveis velhos, lâmpadas e principalmente lixo de cozinha, banheiro ou varrição não devem ser misturados junto aos materiais recicláveis.”

Tratamento - Todo o material da coleta seletiva é destinado à cooperativa de reciclagem Recoopera, a qual atua em parceria com a Prefeitura de Valinhos desde 2013, realizando a triagem do material e dando a correta destinação para reciclagem. Ao todo, são 45 cooperados que vivem da renda financeira vinda dos materiais recicláveis da cidade.

Em caso de dúvidas a população pode consultar o site da Prefeitura: www.valinhos.sp.gov.br; o endereço eletrônico da empresa Corpus Saneamento e Obras: www.corpus.com.br; ou entrar em contato com o Departamento de Limpeza Pública, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 16h30 horas, pelo telefone: 3829-6012 ou 3829-6033.

Durante todo o mês de outubro a empresa Corpus realizará campanha de divulgação alertando os munícipes sobre a mudança. O novo itinerário da coleta será veiculado nos jornais locais, na rádio Valinhos FM, em carros de som e por meio de panfletagem porta-a-porta.