Valinhos amplia opções de atividades gratuitas para idosos

Este mês terá ainda comemoração do Dia dos Pais e palestra

O Programa de Atendimento ao Idoso de Valinhos incrementou a grade de atividades a partir deste semestre. Com o retorno das aulas, os frequentadores do Centro Municipal de Convivência de Idosos (CMCI) terão informática básica, iniciação teatral, exercício de medicina chinesa, acupuntura, além das atividades já praticadas. Interessados ainda podem se inscrever para participar gratuitamente.

O retorno do programa aconteceu na segunda-feira (30). Já os idosos inscritos no projeto Inclusão Digital para a 3ª Idade iniciaram suas atividades nesta quarta-feira (1º), sob a orientação da professora Luana dos Santos, idealizadora do projeto. “É um projeto piloto, em que aprenderão desde ligar e desligar o computador até pesquisar na internet”, afirmou.

As aulas são ministradas em duas turmas. Uma às segundas e quartas-feiras, no período da manhã, e às terças e quintas-feiras, à tarde, com grupos de até seis alunos. Há lista de espera. Ao término do curso, com previsão de duração de três meses, haverá entrega de certificado de participação e formatura.

A maioria dos alunos compartilha o mesmo pensamento. “Mais conhecimento não faz mal a ninguém”, resumiu a usuária Abenilda Pires, de 61 anos. Outro frequentador, Armindo Martins Farinha, de 74 anos, aprendeu a mexer no computador com os filhos. “Nem sempre eles (filhos) têm tempo”, afirmou. Já a expectativa da usuária Isair Berenguel, 78 anos, é aprender a usar adequadamente a internet. “Tem tudo na internet”, disse.

Segundo a chefe de Seção de Apoio à População Idosa, Fátima Aparecida Botião, haverá também curso para smartphone (celular com tecnologias avançadas, o que inclui programas executados um sistema operacional, equivalente aos computadores), ainda sem data definida para início. “Já estamos fazendo as inscrições”, adiantou.

Novidade – Também já começou o Treinamento Perfumado, que é uma prática corporal de Medicina Chinesa, ministrado pela médica da rede municipal Maria Paula Aranalde. Os exercícios, feitos em grupo, acontecem às terças e quartas-feiras, a partir das 10h30. A médica também é responsável pela acupuntura, que necessita de agendamento de horário.

Com inscrições abertas, a partir do dia 29 começa as aulas de Iniciação Teatral, sempre às quartas-feiras, no período da tarde, com turma de até 25 frequentadores. O objetivo da atividade é estimular a parte emocional, física e mental por meio da prática do teatro. “O trabalho inclui cinco tópicos, que são desbloqueio corporal; a respiração; a dicção; a manipulação de fantoches e criação de vozes; e, por último, a montagem final de um texto”, disse o professor Alfredo Ribeiro, o Piu.

“Todo trabalho realizado para o idoso visa principalmente à qualidade de vida dele”, resumiu a chefe de seção do Centro Municipal, Fátima. No local há ainda 14 outras atividades.

São elas o vôlei adaptado, EJA (Educação de Jovens e Adultos), dança de salão, alfabetização informal (projeto O Tempo Me Ensinou), crochê, ginástica, Liang Gong, jogos de salão, coreografia, canto livre, Reiki (sessão agendada), violão, pintura em tecido e yoga. Algumas atividades também são realizadas em bairros.

Encontros – No dia 15, a partir das 9h, haverá comemoração do Dia dos Pais. O evento inclui a presença dos participantes do projeto Peixe & Cia, que faz parte do programa em parceria com o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV).

O projeto Peixe permite que os idosos do programa pesquem na Barragem Figueiras, no Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva.

Haverá ainda a Palestra Motivacional e Qualidade de Vida, no dia 24, a partir das 13h30, aberta ao público em geral. A palestra será ministrada pelo psicólogo da Secretaria de Assistência Social, Péricles Mariotto.

Mais informações no CMCI, que fica na Rua Campos Sales, 49, Santa Cruz, telefones (19) 3869-2013 ou 3829-1337.

3/8/2018