Valinhos anuncia prorrogação de quarentena até o dia 10 de maio

A Prefeitura de Valinhos anunciou nesta segunda-feira (20) que vai prorrogar novamente a quarentena na cidade para conter o avanço do coronavírus. Prevista antes para terninar no dia 22 de abril, ela agora vai até 10 de maio. Com isso, apenas estabelecimentos considerados essenciais podem abrir as portas.

A decisão segue as determinações do decreto do Governo do Estado de São Paulo, que já anunciou a prorrogação do isolamento até 10 de maio, e atende também notificação do Ministério Público Estadual (MPE).

A decisão foi tomada na manhã desta segunda-feira, após uma reunião do prefeito com secretários municipais e membros do comitê criado para enfrentamento da covid-19 na cidade. 

Segundo o secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, José Luiz Garavello Júnior, a prorrogação da quarentena é baseada em questões técnicas, resultado de análises e avaliações de especialistas em saúde, inclusive os profissionais da Secretaria da Saúde de Valinhos, e segue recomendação da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde. 

“Enquanto estávamos em reunião, a Prefeitura foi notificada pelo Ministério Público local a obedecer estritamente o decreto estadual, que determinou quarentena até o dia 10 de maio. O procurador geral de Justiça do Estado encaminhou notificação a todos os municípios paulistas para que o decreto seja obedecido”, explicou Garavello Júnior.

O secretário lembrou ainda que algumas cidades optaram, na última semana, pela abertura do comércio à revelia do decreto estadual. “Essas cidades foram obrigadas a voltar atrás, notificadas pelo Ministério Público ou pelo próprio Governo Estadual”, apontou. 

O prefeito Orestes Previtale Júnior disse que a Prefeitura está preocupada com a evolução da doença, mas também com o cenário da economia na cidade. “Estamos juntos, todos preocupados, mas adotando as medidas que consideramos as melhores para que nossa população sofra o menor impacto nessa crise, Nesse momento é hora de poupar vidas. Estamos preocupados com a economia, mas temos de sair fortes dessa crise para recuperar o tempo depois”, afirmou.

Quarentena

A quarentena em Valinhos foi decretada no dia 23 de março. No dia 8 de abril, foi publicado novo decreto ampliando a quarentena para o dia 22 deste mês. Nesta segunda (20), a quarentena foi prolongada até dia 10 de março.

O objetivo do decreto é seguir as mesmas determinações do Governo Estadual no que se refere à abertura de estabelecimentos de comérico, indústria e serviços.

A relação das atividades que podem e não podem abrir pode ser consultada no site do Governo do Estado: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/quarentena/.

20/04/2020