Valinhos confirma mais 2 mortes e 38 novos casos de covid 19

A Secretaria da Saúde confirmou mais 2 mortes e 38 novos casos de covid-19 em Valinhos nesta terça-feira (16). Com isso, chega a 16 o número de óbitos e 359 o total de notificações positivas na cidade.

A curva de casos positivos tem acelerado nos últimos dias. Desde primeiro de junho, o número de casos confirmados cresceu de 174 para 359, alta de cerca de 106% na cidade.

As duas mortes confirmadas são de moradores de Valinhos. Os pacientes são um homem de 73 anos, morador do Jardim Recanto, e uma mulher de 86 anos, que morava no Bela Vista. Nenhum dos dois tinha relato de outros problemas crônicos de saúde, as chamadas comorbidades.

Das 16 mortes registradas pela doença até agora, 8 eram moradores de Valinhos e 8 informaram domicílio em cidades da região.

A Secretaria da Saúde contabiliza casos de munícipes e não munícipes confirmados com covid-19 na mesma tabela de dados, já que todos os não munícipes com exames positivos têm alguma ligação com a cidade, como atividades profissionais, parentes próximos e imóveis de veraneio (chácaras utilizadas nos finais de semana, por exemplo) e foram tratados pelo sistema valinhense de saúde (público ou privado).

Todos os 38 novos casos confirmados desta terça-feira são moradores de Valinhos. A listagem dos bairros desses casos será atualizada nesta quarta-feira.

No total, dos 359 casos já confirmados da doença, 236 são de moradores de Valinhos e 123 informaram que residem em outros municípios. 

Leitos

A quantidade de pacientes internados nos dois hospitais de Valinhos chegou a 48 nesta terça-feira, sendo que 31 estão em UTIs (22 na Santa Casa e 9 no Galileo), com quadros mais graves, e outros 17 em enfermarias (9 na Santa Casa e 8 no Galileo).

Com o aumento na demanda, a Santa Casa formalizou na última segunda-feira a liberação de mais 4 leitos de UTI exclusivos para a covid 19, chegando a uma aferta de 22 leitos. Com isso, passaram a ser 42 os leitos totais na cidade, sendo 22 na Santa Casa e 20 no Galileo.

A taxa de ocupação das UTIs na cidade (atendimento SUS e privado) nesta terça-feira (16) chegou a 73%, segundo informações oficiais dos hospitais à Secretaria Municipal da Saúde. Dos 42 leitos disponíveis, 31 estão ocupados. Porém, na Santa Casa, que atende pelo SUS, a ocupação se manteve em 100%. 

Os casos suspeitos agora são 212 no Município. O número de mortes suspeitas caiu para 2. Todos esses casos esperam resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Há ainda 315 casos descartados.

Fique em casa

A recomendação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é para que as pessoas evitem sair de casa. O isolamento social é a melhor forma de se proteger do coronavírus. 

Por determinação da Vigilância Sanitária, estabelecimentos de comércio e serviços voltam a fechar a partir desta terça-feira, numa tentativa de conter o avanço da doença. Apenas os serviços essenciais poderão abrir. 

Confira os registros:

Dia 16/06/2020 - Até 12h

- 359 casos confirmados, sendo 236 positivos munícipes (219 recuperados, 9 internados e 8 óbitos) e 123 positivos não munícipes (109 recuperados, 6 internados e 8 óbitos)

- 212 suspeitos em investigação

- 315 casos descartados

- 16 óbitos confirmados, sendo 8 de não munícipes e 8 de moradores da cidade

- 02 óbitos em investigação  

- 29 óbitos descartados

- 31 pacientes suspeitos internados em UTIs, sendo 22 na Santa Casa e 9 no hospital Galileo

- 17 pacientes suspeitos internados em enfermarias, sendo 9 internados na Santa Casa e 8 no Galileo

Lista dos casos confirmados de Covid-19 em Valinhos por bairro (números atualizados até 15/6)

19 no Jardim Pinheiros

10 no Jardim Paiquerê

9 no Jurema

8 no São Marcos

8 no Ortizes

7 no Nova Suiça

7 no Jardim Alto da Colina

6 na Chácara das Nações

6 no Parque das Colinas

6 no Nova Palmares 1

5 no Capuava

5 no Parque Portugal

4 no Roncaglia

4 no Jardim do Lago

4 no Santa Cruz

3 no Embaré

3 na Vila Pagano

3 no Alto da Boa Vista

3 no Bom Retiro

3 na Vila Santana

3 no Jardim Ribeiro

3 no São Bento do Recreio

3 no Lenheiro

3 no São Cristóvão

3 no Jardim América

3 no Nova Espírito Santo

3 no Jardim Centenário

2 na Vila Sônia

2 no Jardim Recanto

2 no Dois Córregos

2 na Chácara São Bento

2 no Residencial Fazenda São José

2 no Ana Carolina 1

2 no Jardim dos Manacás

2 na Vila Clayton

2 no Jardim Itapuan

2 no Nova Era

2 no Vale Verde

2 no Frutal

2 no Ana Carolina 2

1 no Jardim Samambaia

1 no Santa Gertrudes

1 na Vila Olivio

1 no Santa Helena

1 no Nova Palmares 2

1 no Jardim São Jorge

1 no Jardim Soleil

1 no Santo Antônio

1 no Joapiranga

1 no Parque Santana

1 no Jardim Lorena

1 na Vila Faustina 2

1 na Vila Angeli

1 no Jardim Universo

1 no Paraíso 

1 no Distrito Industrial

1 no Jardim São Luiz

1 no Jardim dos Manacás

1 no Parque Colina do Sol

1 na Vila El Aioub

1 no Jardim Elisa

1 no Residencial Terras do Oriente

1 no Morada do Sol

1 no Chácaras Alpinas

1 no Jardim São Pedro

1 no Santa Rosa

1 no Bela Vista

123 moradores de outras cidades

 

Mortes confirmadas

- Homem de 69 anos, morreu no dia 5 de abril na Santa Casa, onde estava internado desde o dia 1 de abril. O paciente tinha histórico de pneumopatia crônica, cardiopatia e diabetes.

- Homem de 64 anos, internado no dia 26 de março e morreu no dia 29. Tinha histórico de pressão alta.

- Homem de 90 anos, internado no dia 2 de abril na Casa de Saúde, em Campinas, e teve alta no dia 4. Voltou a ser internado por complicações da doença no dia 9 e morreu no dia 14 de abril.

- Homem de 82 anos, internado na UTI Santa Casa dia 14 de abril e morreu dia 17 de abril. Morador de Campinas (Jardim Centenário), tinha comorbidades (doença neurológica, doença cardiovascular, diabetes e doença renal) e mantinha vínculos com Valinhos.

- Homem de 83 anos  internado na UTI do Hospital Galileo no dia 26 de abril. Morreu dia 26. Ele tinha comorbidades (doença cardiovascular e diabetes) e morava no bairro Brasil, em Itu (SP), mas mantinha vínculo com o município.

- Mulher de 71 anos, foi internada no Hospital Galileo no dia 23 de março e morreu no dia 5 de abril. Ela tinha doença cardiovascular. Moradora de Amparo e mantinha vínculos com Valinhos.

- Mulher de 83 anos, moradora do Parque das Colinas, internada dia 2 de maio na Santa Casa. Morreu no mesmo dia. Tinha histórico de doença cardiovascular.

- Um homem de 51 anos, morador da Vila Sônia. Tinha histórico de doença cardiovascular. Foi internado na UTI da Santa Casa dia 7 de maio e morreu dia 17.

- Uma mulher de 68 anos que tinha histórico de pneumopatia crônica. Foi internada na UTI Santa Casa dia 11 de maio e morreu dia 18. Moradora de Campinas.

- Um homem de 84 anos, sem comorbidades. Foi internado na UTI da Santa Casa no dia 21 de maio e morreu no dia 26. Morador de Campinas.

- Uma mulher de 96 anos de idade. Ela foi internada na UTI do Hospital Celso Pierro, em Campinas, dia 18 de maio, e morreu no dia 30. Histórico de doença cardiovascular. Morava no São Marcos.

- Uma mulher de 93 anos de idade, sem comorbidades. Foi internada na UTI da Santa Casa no dia 27 de maio e morreu no dia 6 de junho. Moradora da Vila Martina.

- Um homem de 82 anos. Sem comorbidades. Foi internado na UTI da Santa Casa no dia 2 de junho e morreu no dia 4. Morador de Campinas.

- Uma mulher de 63 anos. Sem comorbidades. Foi internada na UTI da Santa Casa dia 27 de maio e morreu no dia 10 de junho. Moradora de Campinas.

- Um homem de 73 anos. Sem comorbidades. Foi internado na UTI da Santa Casa no dia 4 de junho e morreu no dia 8. Morador do Jardim Recanto.

- Uma mulher de 86 anos. Sem comorbidades. Foi internada na UTIO da Santa Casa no dia 5 de junho e morreu no dia 8. Moradora do bairro Bela Vista.

 

16/06/2020