Valinhos conquista 20 medalhas e fica com a 10ª colocação nos Jogos Regionais

Valinhos conquistou o total de 20 medalhas, sendo nove de ouro, sete de prata e quatro de bronze, nos 54º Jogos Regionais, em Americana, que foram realizados entre os dias 21 e 30 de julho, reunindo o total de 50 cidades, dividas em 1ª e 2ª divisão. Na classificação geral da 2ª divisão, o município ficou com a 10ª colocação, entre 42 municípios participantes. Na manhã desta quarta-feira, dia 4, os atletas medalistas foram recebidos pelo prefeito Marcos José da Silva em seu gabinete. O secretário de Esportes e Lazer, Danilo Sorroce, o diretor de Esportes, Eduardo Manzatto, e o chefe da delegação valinhense, Fabrício Cerqueira Leite, acompanharam os atletas.
       Marcos parabenizou os atletas pelo número de medalhas conquistado e comentou que os bons resultados na competição são fruto da política de valorização do esporte desenvolvida na cidade. “Por meio das escolinhas municipais incentivamos as práticas esportivas e descobrimos talentos pratas da casa, sendo que muitos elevam o nome de Valinhos em praças esportivas dos cenários regionais, estaduais, nacionais e até internacionais. Isso me enche de orgulho e alegria”, comentou.
       Valinhos participou dos jogos com 150 atletas, divididos em 16 modalidades. São elas: atletismo, atletismo PCD (Pessoas com Deficiências), basquetebol, bocha, damas, futebol, futsal, handebol, judô, karatê, malha, natação, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol e volei de praia.
       As primeiras medalhas de ouro foram conquistadas pelo atletismo, na categoria PCD, no lançamento de disco e no lançamento de dardo, pelo diretor de Eventos para Juventude, Rodrigo Fagnani, o “Popó”. Ainda na modalidade atletismo, o município faturou a terceira medalha de ouro, com Tomas Bachiega, no lançamento do dardo. Com essas conquistas, Valinhos também garantiu no atletismo as primeiras vagas para participar dos Jogos Abertos do Interior, que serão realizados na cidade de Santos, em novembro.
       A quarta medalha de ouro foi conquistada pela equipe de tênis de campo, formada por atletas da escolinha municipal, Isabela Sella, de 16 anos, Renata Fonseca, de 41 anos, e Jéssica Rebollo, de 17 anos, que venceram por 2 a 0, a equipe de São João da Boa Vista. Elas também garantiram vaga para participar dos Jogos Abertos. A modalidade tênis foi iniciada em Valinhos, em 2006, após a inauguração, no final de 2005, da primeira quadra pública de tênis pelo prefeito Marcos, em parceria com a iniciativa privada, no CLT (Centro de Lazer do Trabalhador) “Ayrton Senna da Silva”. No local, é desenvolvido projeto social de tênis, com o objetivo de tornar o esporte mais acessível às pessoas carentes e que não têm condições de pagar uma academia. Atualmente cerca de 100 alunos, entre 5 e 60 anos de idade,  frequentam aulas gratuitas realizada de segunda a sexta.
       A quinta e a sexta medalha de ouro foram conquistadas pelo caratê. No Kumitê, categoria até 53 quilos, a carateca da Secretaria de Esportes e Lazer de Valinhos e tricampeã Sulamericano, Jéssica Cristina da Fonseca, de 18 anos, ficou com ouro depois de vencer a atleta de Casa Branca. Ainda no Kumitê, na categoria pena até 60 quilos – estadual adulto, Joel Ramos, de 20 anos, que também é atleta da Secretaria de Esportes e Lazer, conquistou ouro, após vencer o adversário de Jaguariúna.
       O tênis de mesa em equipe garantiu a sétima medalha de ouro. Ainda a soma de todos os pódios na modalidade resultou em mais uma medalha de ouro na classificação geral na categoria SUB 21 feminino. E foi também na modalidade tênis de mesa, só que na categoria masculino, que saiu a nona e última medalha de ouro para Valinhos conquistada por equipe.

Prata e Bronze
      Assim como no ouro, o quadro de medalhas de prata foi aberto pela modalidade atletismo, na categoria PCD, e também pelas mãos de Popó com a conquista no arremesso de peso. A segunda prata também veio pelas mãos e pés da carateca Jéssica na apresentação de Kata. Já a terceira prata foi conquistada pela equipe de malha, quando Valinhos se consagrou vice-campeã ao jogar contra São João da Boa Vista que obteve maior resultado no placar de 82 a 48.
      A quarta e a quinta medalha de prata vieram do tênis de mesa em dupla, sendo uma no masculino e outra no feminino. O mesmo ocorreu com a sexta e sétima, que foram garantidas pelo tênis de mesa individual, sendo uma no feminino e outro no masculino.
      Sem fugir à regra, o quadro de medalhas de bronze para Valinhos foi inaugurado pelo atletismo, com Bruno Vitorino, no lançamento de dardo, e com Rafael Rodrigo Rosa, no salto em distância. O handebol masculino faturou a terceira medalha de bronze e o basquete masculino SUB 21 a quarta.