Valinhos enfrenta Poá no Dia do Desafio desta quarta-feira (29)

Todos os praticantes de exercícios por 15 minutos devem comunicar a Secretaria de Esportes

Valinhos volta a participar, nesta quarta-feira (29), do Dia do Desafio, que completa 25 anos. A maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físicas e esportivas ao longo do dia é realizada sempre na última quarta-feira do mês de maio. Em Valinhos, o evento integra também as comemorações dos 123 anos da cidade, celebrados em 28 de maio. O Município vai enfrentar a cidade de Poá.

Promovida pelo Sesc em vários países americanos, a iniciativa reúne mais de 3 mil cidades, interpondo duas delas. Vence o Dia do Desafio a cidade que conseguir mobilizar o maior número de moradores em relação à sua população total. É preciso praticar ao menos 15 minutos de exercícios, qualquer um, no Dia do Desafio. A disputa entre cidades estimula a adoção de hábitos saudáveis, busca promover integração e cooperação.

O Dia do Desafio foi retomado pela Secretaria de Esportes e Lazer (SEL) atendendo ao pedido do prefeito Orestes Previtale, que pediu ainda para que a iniciativa fosse incluída no calendário de eventos do mês de aniversário da cidade, por acontecer em maio.

Uma série de ações estão programadas para acontecer no Dia do Desafio. A Secretaria de Esportes e Lazer ficou responsável por registrar as atividades que vão acontecer em toda a cidade por todos os que estiverem participando. Os moradores podem comunicar sua participação na Secretaria de Esportes e Lazer pelo telefone 3829-5030, por mensagem ou pelo  Whatsapp no celular 99438-9216. Basta deixar nome, exercício praticado e tempo de duração. Pelo celular também é possível enviar imagens.

A partir das primeiras horas da manhã até o período da noite, a programação vai ser intensa e deve movimentar espaços públicos, com aulas para moradores, outras secretarias municipais, escolas públicas, particulares, a Faculdade de Valinhos, academias da cidade e os clubes Atlético Valinhense e Country Club Valinhos.

Atividades físicas abertas a toda a população, com professores da Secretaria de Esportes e Lazer, vão acontecer em frente ao Palco 1 do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini e na Quarta é Feira, no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) Adoniran Barbosa, a partir das 18h30. Também vão ser contabilizadas na campanha as rodadas dos Campeonatos de Futsal Menores e Veteranos, com partidas nos ginásios do Clube Atlético Valinhense e Clemente Marchiori, no bairro na Vila Santana.

Segundo o secretário de Esportes, Paulo Sabioni, o Periquito a ideia do Dia do Desafio reforça a proposta da Secretaria, de incentivar a população de Valinhos a criar o hábito da atividade física em busca da qualidade de vida e manutenção da saúde. Ele explica que todas as modalidades da SEL, com exceção da natação, vão estar com aulas abertas para a participação de quem quiser aproveitar.

Periquito destaca que os professores vão ministrar aulas de atividade física em secretariais municipais como Saúde e Obras e Serviços Públicos, além do Departamento de Obras e Serviços Públicos (Daev). Exercícios vão ser aplicados, segundo o secretário, às 8h30, no Paço Municipal, envolvendo os servidores municipais no período matutino. Na FAV, funcionários e alunos participarão de atividades à noite. Outras secretarias estão programando atividades para a disputa, como a Cultura e Segurança Pública e Cidadania.

“É importante destacar que para participar do Dia do Desafio basta a sensibilização dos munícipes praticando alguma atividade física nesta quarta-feira e divulgando a mesma para registro na competição, que é extremamente saudável entre as cidades participantes. É um evento contagiante no qual as pessoas se divertem se exercitando”, comentou Periquito.

DIA DO DESAFIO

Criado no Canadá, o evento é coordenado pelo Sesc São Paulo, conta com o apoio de instituições como a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco), a International Sport and Culture Association (ISCA) e realização das prefeituras municipais.

Na última quarta-feira de maio, diferentes cidades americanas se enfrentam em uma competição amigável na qual a população é incentivada a praticar atividades físico-esportivas ao longo do dia. O município que conseguir mobilizar o maior número de participantes em relação à sua população total vence o desafio.

28/05/2019