Valinhos implanta sistema para controlar o estoque da merenda

A Secretaria da Educação de Valinhos está finalizando a implementação de um moderno sistema informatizado que permite controlar o estoque da merenda de todas as creches e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) do município. O objetivo é evitar o desperdício, a falta de determinados produtos ou que o alimento fique estocado por muito tempo.

“Teremos um controle mais rígido da entrada e saída de cada item”, disse a diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Cristiane Louize Stocco. Segundo ela, o sistema estará integrado ao EducaDigital, que gerencia toda a parte da educação, como cadastro de notas e faltas, matrículas, vagas para creches, RH dos professores, transporte, subsídio e o controle pedagógico.

O novo sistema é um projeto piloto e terá início neste ano letivo. Para as creches, o módulo começou a funcionar no dia 24 de janeiro e para as EMEBs, a partir de 5 de fevereiro.

O projeto possui duas fases. A primeira é o controle do almoxarifado, local onde possui todos os alimentos que são distribuídos às escolas, para evitar desperdício, falta, compra errada ou perda da validade do alimento. Já a segunda fase é o pedido de merendas e o controle particular de cada unidade escolar.

Hoje, a Secretaria da Educação cuida apenas do estoque do almoxarifado. Segundo Cristiane, é a merendeira que faz o trabalho do controle e gestão do estoque da escola. Com a implementação do novo módulo, a Pasta vai realizar um treinamento para merendeiras e funcionários de cada unidade escolar. “Agora os pedidos serão via sistema, tudo centralizado para garantir maior conforto e segurança na alimentação dos nossos pequenos”, disse.