Valinhos inaugura novo prédio do Procon e lança programas

Procon na Sua Casa e Fornecedor Amigo do Consumidor são novidades

A Prefeitura de Valinhos inaugurou nesta sexta-feira o novo prédio do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), no Largo São Sebastião, no Centro, com o lançamento de dois novos programas, o Procon em Casa, para atender pessoas com restrição de mobilidade, e Fornecedor Amigo do Consumidor (FAC), a partir do dia 27.

O deputado federal Celso Russomano participou da inauguração e destacou a inovação do programa Procon em Casa, pioneiro no país. O descerramento da placa de inauguração foi feito em conjunto pelo deputado, o prefeito, Orestes Previtale, a vice, Laís Helena, o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Carlos Roberto Prestes, a diretora do Procon Valinhos, Vilma Albuquerque, e a coordenadora de Superendividamento do Procon de São Paulo, Ana Lucia Kenickel Vasconcelos.

“A defesa do consumidor é um direito fundamental, previsto na Constituição. Em Valinhos trabalhamos com empenho para que esse direito seja respeitado e para que empresas e consumidores estejam sempre em harmonia”, disse o prefeito. A inauguração contou  com a presença de muitos consumidores e fornecedores.

"A ideia do programa foi ótima. Valinhos sai na frente do País e é importante para exercer a cidadania”, discursou Russomano, titular na Comissão de Defesa do Consumidor no Congresso. O programa atenderá em casa pessoas com restrições de locomoção, basta agendar pelo site da Prefeitura (www.valinhos.sp.gov.br), no link da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, ao qual está vinculado) e um dos técnicos atenderá à solicitação sempre às sextas-feiras.

O prefeito explicou que o antigo prédio do órgão, localizado na Av. dos Esportes, nº 301, Centro, será devolvido, uma vez que é alugado. A devolução ocorrerá assim que os demais órgãos que ainda estão em suas dependências, o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e o Banco do Povo, se mudarem para uma nova estrutura, já em estudo. “Estamos otimizando os recursos que temos”, acrescentou.

A vice-prefeita Laís Helena destacou o trabalho do prefeito. “Estamos consolidando um caminho”, afirmou. A diretora do Procon, Vilma Albuquerque, lembrou que o novo prédio terá a função de se aproximar do consumidor e do fornecedor. “O Procon tem o objetivo de solucionar problemas em conjunto com as partes envolvidas. O órgão prima pela igualdade no relacionamento entre consumidor e fornecedor”, explicou.

Segundo Vilma, a atual estrutura é mais adequada a um atendimento com qualidade, incluindo um ponto de apoio na entrada do prédio para eventuais atendimentos a pessoas com dificuldade de locomoção em passagem pelo Centro da cidade.

Além do programa Procon em Casa, o órgão anunciou o programa Fornecedor Amigo do Consumidor (FAC), em funcionamento a partir do dia 27. Dois dias por semana, o fornecedor irá até o Procon para solucionar suas pendências com o consumidor. O primeiro a aderir à iniciativa foi a empresa de telefonia Claro, que teve representantes presentes na inauguração. “Esse atendimento dará celeridade às queixas, beneficiando ambas as partes”, adiantou a diretora do Procon.

O Procon de São Paulo aprovou as iniciativas do órgão municipal. “Esses programas são uma expansão do atendimento ao consumidor. A cidade tem desenvolvido um bom trabalho”, garantiu a coordenadora de Superendividamento do Procon de São Paulo, Ana Lucia Kenickel Vasconcelos. Segundo ela, Valinhos contará com a presença do Procon de São Paulo para palestras e eventos. Atualmente, há 63 milhões de pessoas endividadas no País, com nome no Serasa. “É preciso levar informação e orientação às pessoas”, afirmou.

Agende visita em casa:

Veja vídeo: