Valinhos participa de evento sobre Segurança em Brasília

O secretário de Segurança Pública e Cidadania de Valinhos, Coronel Carlos Roberto Prestes, participa nesta semana do 1º Seminário Nacional de Guardas Municipais, promovido pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública. O comandante da Guarda Civil Municipal, Sidnei Aureliano, também participa do encontro em Brasília.

A abertura do simpósio ocorreu na terça-feira (11) e contou com a presença de autoridades como o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo. O encontro tem como objetivo traçar um diagnóstico quantitativo e qualitativo sobre a segurança pública municipal e as guardas municipais do Brasil.

Participam do evento, que se encerra nesta quinta-feira (13), cerca de 150 gestores das capitais e grandes cidades brasileiras. O principal objetivo é atualizar e unificar as estatísticas que comprovam a importância das guardas municipais no âmbito da Segurança Pública Municipal Integrada

Para o Coronel Prestes, o encontro é uma importante oportunidade de troca de informações e conhecimento entre os municípios. “Todos têm o mesmo foco, que é aprimorar a segurança pública e oferecer mais tranquilidade para os cidadãos”, disse.

Debates

No decorrer do seminário estão sendo debatidos temas como a capacitação dos profissionais em parceria com os Institutos Federais de Tecnologia, a reformulação da matriz curricular nacional de formação e a captação de recursos. O papel dos municípios no Sistema Único de Segurança Pública (Susp) e a elaboração de propostas de alterações legislativas no âmbito da segurança também serão discutidos. 

A programação contempla, ainda, debates sobre novos investimentos em capacitação, compra de equipamentos e padronização de convênios. A troca de informações e de experiências é outro ponto contemplado no evento.

O 1º Seminário Nacional das Guardas Municipais é uma iniciativa da diretoria de Políticas de Segurança Pública (DPSP), via coordenação geral de Políticas para a Sociedade (CGPS), da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Na foto, o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Theophilo ao lado de Sidnei Aureliano e Carlos Roberto Prestes.