Valinhos participa sábado do Dia de Mobilização contra o sarampo  

UBS da Vila Santana estará aberta das 8h às 17h para imunizar crianças e adolescentes 

Valinhos participa do Dia de Mobilização Nacional da Campanha de Vacinação Contra o Sarampo, que será realizado neste sábado (15), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Santana, das 8h às 17h. A data é mais uma iniciativa no combate à doença, que voltou a preocupar o País ano passado. Em 2018 Valinhos não registrou nenhum caso de sarampo. Em 2019 foram registrados 30 casos.

“É muito importante todos se sensibilizarem com o aparecimento e combate à doença”, avaliou a diretora do Departamento de Saúde Coletiva, Claudia Maria dos Santos. Ela lembrou que no ano passado o Brasil contabilizou mais de 16 mil casos da doença e 15 mortes até dezembro. Após duas décadas sem sarampo, o Estado de São Paulo confirmou, até 14 de janeiro deste ano, 16.676 casos.

A 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo deste ano se estende até dia 13 de março. Todas as UBSs de Valinhos estão participando da ação de segunda a sexta-feira, para imunizar crianças a partir de 5 anos a adolescentes de 19 anos de idade. Também será ministrada vacina para quem precisa atualizar a carteirinha de vacinação.

No mesmo período, também está disponível a vacina contra febre amarela para a população a partir de 9 meses de idade, para atualização da situação vacinal.

 

13/02/2020