Valinhos passa a integrar sistema de informação geográfica da RMC

Valinhos é a terceira cidade da RMC (Região Metropolitana de Campinas) a receber o sistema SIG (Sistema de Informação Geográfica) “Caminhos Metropolitanos” da AGEMCAMP (Agência Metropolitana de Campinas), órgão ligado à Secretaria Estadual de Economia e Planejamento. O sistema já foi implantado em Itatiba e Hortolândia. O SIG, desenvolvido pela Secretaria de Transportes Metropolitanos, é voltado para a área de transportes e possibilita a padronização das informações da RMC, com dados como corredores, linhas e terminais de ônibus, helipontos, aeroportos, pontos de táxis e outros dados.
Nesta quarta-feira, dia 16, técnicos da Agência instalaram o SIG em um computador da Secretaria de Transportes e Trânsito. Estiveram presentes para a assinatura do termo de cessão do SIG, em sistema de comodato, os secretários de Transportes e Trânsito, Ademir Bueno Martins, e de Assuntos Internos, Aldemar Veiga Júnior, o diretor de Transportes Públicos e Apoio Administrativo, Edílson Bruscalin, e o técnico da AGEMCAP, Sérgio Gomide.
“A partir dessas informações, que devem ser alimentadas periodicamente pelos municípios, as prefeituras terão condições de planejar melhor as ações de transportes de forma mais regionalizada”, destacou o técnico da AGEMCAP, Sérgio Gomide.

Padronização
A instalação do SIG nas 19 cidades da RMC pela AGEMCAP atende à solicitação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas que é um colegiado composto pelos 19 prefeitos e representantes do Governo do Estado. Em Valinhos, a medida vai ao encontro da política de gestão de transporte público adotada pelo governo do prefeito Marcos José da Silva que, entre outras ações, já instalou, desde 2005, 150 coberturas em pontos de ônibus e outras 50 estão sendo licitadas para futuras instalações e substituições para propiciar melhores condições aos usuários de transporte coletivo. As coberturas são implantadas por meio da própria prefeitura que criou um projeto 50% mais econômico aos cofres públicos.
Segundo a Secretaria de Transportes e Trânsito, o SIG vai facilitar o planejamento do transporte em nível metropolitano, pois em Valinhos 60% da frota de ônibus é metropolitana, com linhas que interligam Valinhos a Vinhedo ou a Campinas que são integradas com o sistema municipal. “É uma ferramenta que vai aproximar os municípios, considerando o propósito de padronização das informações”, falou o secretário Ademir Martins. O secretário destacou ainda que Valinhos já dispunha de um sistema próprio de informações que foram migradas para o SIG que possibilita maiores recursos. Ele acrescenta que o site oficial da Prefeitura, www.valinhos.sp.gov.br, no link de serviços da Secretaria de Transportes e Trânsito estão disponibilizados aos usuários a tabela de horários, linhas e itinerários dos ônibus.
De acordo com a AGEMCAMP, o sistema todo será implantado em três etapas, sendo esta primeira, que terá acesso exclusivo de um técnico que passou por uma capacitação específica; uma segunda, quando serão disponibilizadas senhas para integrantes determinados pelo poder público e, em uma última fase, sem data prevista para implantação, algumas informações de interesse público serão disponibilizadas aos cidadãos.