Valinhos registra mais uma morte e 15 novos casos de covid-19

A Secretaria da Saúde confirmou nesta quarta-feira (27) mais uma morte e 15 novos casos de covid-19 em Valinhos.

Com isso, chegou a sete o número de óbitos confirmados pela doença na cidade. São agora, no total, 135 casos confirmados de covid-19, além de 155 suspeitos em investigação esperando resultados de exames no Instituto Adolfo Lutz, da Secretaria de Estado da Saúde.

Os números mostram, segundo os técnicos da Saúde, que a cidade mantém uma curva que identifica forte tendência de avanço da doença nas últimas semanas.

O paciente que faleceu era uma mulher de 83 anos com histórico de doença cardiovascular. Ela foi internada no dia 2 de maio na UTI da Santa Casa e morreu no mesmo dia. A paciente morava no Parque das Colinas.

Dos total de 135 casos confirmados da doença, 81 são de Valinhos e 54 de outros municípios. Há na cidade seis casos suspeitos de óbito à espera de resultados.

Valinhos tem neste momento 34 pacientes internados (com suspeita ou confirmados) de coronavírus, sendo 15 em UTIs (sendo 8 na Santa Casa e 7 no Hospital Galileo) e outros 19 em enfermarias (sendo 13 na Santa Casa e 6 no Galileo).

A taxa de ocupação das UTIs segue em torno de 60%, segundo informações oficiais dos hospitais à Secretaria Municipal de Saúde.

O Jardim Pinheiros é o bairro com o maior número de contaminados na cidade, com dez moradores, seguido pelo Paiquerê, com nove.

Alteração

A Secretaria de Saúde de Campinas informou na terça-feira (26) à Secretaria da Saúde de Valinhos que o homem de 69 anos que havia morrido no dia 5 de abril na Santa Casa não era morador de Valinhos. Ele tinha sido internado com o endereço de um familiar, mas residia na cidade vizinha. Dessa forma, o registro será alterado para óbito de não munícipe em Valinhos.

Valinhos tem então sete óbitos por covid-19 confirmados, sendo 3 de moradores e 4 de não moradores.

A Secretaria da Saúde contabiliza casos de munícipes e não munícipes confirmados com covid-19 na mesma tabela de dados, já que todos os não munícipes com exames positivos têm alguma ligação com a cidade, como trabalho, parentes e imóveis de veraneio (chácaras para finais de semana).

A recomendação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é para que as pessoas evitem sair de casa. O isolamento social é a melhor forma de se proteger do coronavírus.

 

Confira os registros:

Dia 27/05/20, até 9h

- 135 casos confirmados, sendo: 81 positivos (74 recuperados, 4 internados e 3 óbitos) e 54 positivos não munícipes (45 recuperados, 5 internados e 4 óbitos)

- 03 óbitos confirmados de munícipes

- 04 óbitos confirmados de não munícipes

- 155 suspeitos em investigação

- 239 casos descartados

- 06 óbitos em investigação  

- 22 óbitos descartados

- 15 pacientes estão internados em UTIs (8 na Santa Casa e 7 no Galileo).

- 19  pacientes internados em enfermaria (13 na Santa Casa e 6 no Galileo).

 

Lista completa dos casos confirmados de Covid-19 em Valinhos:

- 10 no Jardim Pinheiros

- 9 no Jardim Paiquerê 

- 5 no Ortizes

- 4 no Santa Cruz

- 4 no Roncáglia

- 4 no Parque das Colinas

- 3 na Vila Embaré

- 3 no Parque Nova Suíça

- 2 no Parque Portugal

- 2 na Vila Pagano

- 2 no Jardim Recanto

- 2 no Jardim Ribeiro

- 2 no Jardim Jurema

- 2 no Dois Córregos

- 2 no Jardim São Marcos

- 1 no Jardim Santa Helena

- 1 no Jardim Nova Palmares

- 1 no Jardim Nova Palmares 2

- 1 na Vila Olivo

- 1 na Vila Angeli

- 1 na Vila Faustina 2

- 1 no Jardim Santa Rosa

- 1 no Fazenda São José

- 1 Santa Gertrudes

- 1 na Vila Sônia

- 1 na Vila Santana

- 1 no Vale Verde

- 1 no Joapiranga

- 1 no Nova Era

- 1 no Parque Santana

- 1 no Chácara das Nações

- 1 no Jardim São Jorge

- 1 no Jardim Alto da Boa Vista

- 1 no Jardim do Lago

- 1 no Jardim Santo Antônio

- 1 no Jardim Centenário

- 1 no Jardim Soleil

- 54 moradores de outras cidades

 Mortes confirmadas

- Homem de 69 anos, morreu no dia 5 de abril na Santa Casa, onde estava internado desde o dia 1 de abril. O paciente tinha histórico de neumopatia crônica, cardiopatia e diabetes.

- Homem de 64 anos, internado no dia 26 de março e morreu no dia 29. Tinha histórico de pressão alta.

- Homem de 90 anos, internado no dia 2 de abril na Casa de Saúde, em Campinas, e teve alta no dia 4. Voltou a ser internado por complicações da doença no dia 9 e morreu no dia 14 de abril.

- Homem de 82 anos, internado na UTI Santa Casa dia 14 de abril e morreu dia 17 de abril. Morador de Campinas (Jardim Centenário), tinha comorbidades (doença neurológica, doença cardiovascular, diabetes e doença renal) e mantinha vínculos com Valinhos.

- Homem de 83 anos  internado na UTI do Hospital Galileo no dia 26 de abril. Morreu dia 26. Ele tinha comorbidades (doença cardiovascular e diabetes) e morava no bairro Brasil, em Itu (SP), mas mantinha vínculo com o município.

- Mulher de 71 anos, foi internada no Hospital Galileo no dia 23 de março e morreu no dia 5 de abril. Ela tinha doença cardiovascular. Moradora de Amparo e mantinha vínculos com Valinhos.

- Mulher de 83 anos, moradora do Parque das Colinas, internada dia 2 de maio na Santa Casa. Morreu no mesmo dia. Tinha histórico de doença cardiovascular.

 

26/05/2020