Valinhos tem queda na criminalidade no 1º trimestre

Estatísticas dos três primeiros meses deste ano, da Secretaria de Segurança Pública do Estado, apontam que houve redução nos crimes que mais afetam a população em geral em Valinhos em comparação a 2009. Os dados foram apresentados pelo delegado de Polícia do Deinter 2 Campinas (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior), Paulo Afonso Bicudo, ao secretário municipal de Defesa do Cidadão, Ruyrillo Pedro de Magalhães, durante reunião nesta segunda-feira, dia 26, da Câmara Temática de Segurança da RMC (Região Metropolitana de Campinas) em Campinas.
De acordo com os dados, que deverão ser oficialmente divulgados nesta sexta-feira, dia 30, no site da Secretaria de Segurança Pública, houve redução de 50% em homicídio, sendo que apenas um caso foi registrado no primeiro trimestre deste ano contra dois em 2009. O roubo de veículos apresentou queda de 36,73% ao serem registradas 31 ocorrências nestes três primeiros meses e 49 em 2009. Já o furto de veículos diminuiu 21,43% . Neste caso foram 98 registros no ano passado e 77 este ano. Os roubos em geral apresentaram redução de 7,14%, sendo que em 2009 foram 70 ocorrências contra 65 de janeiro a março último. Os furtos em geral também diminuíram de 265 para 260, um índice de redução de 1,89%.
Para o secretário Ruyrillo, a redução no número das ocorrências é reflexo de vários fatores. “Acredito que um deles é fruto da integração do macrosistema de segurança pública em Valinhos, que envolve a Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Magistratura, defendida desde 2005 pelo prefeito Marcos José da Silva, que apoia e incentiva esta união no combate à criminalidade e solução dos casos”, diz. Outro fator, conforme destaca o secretário, é o incentivo às denúncias anônimas, fundamentais na opinião dele para o trabalho de prevenção e repressão da criminalidade. Segundo Ruyrillo, além do telefone 153 da Central de Operações da Guarda, as denúncias podem ser feitas à Polícia Militar, pelo número 190, e Polícia Civil por meios dos telefones 3871-2400 (Delegacia de Polícia Central) e 3871-6512 (1º Distrito Policial - Vila Santana).
“Estas reduções também se devem às ações sócioeducativas implantadas pela administração municipal nestes quase seis anos nas áreas de Educação, Saúde, Social e Urbanismo”, completa o secretário. Ele destaca ainda que a administração do prefeito Marcos tem desde 2005 contribuído com a segurança pública ao investir na infraestrutura da Guarda e na corporação, como a correção dos salários, compra de motos e viaturas, equipamentos e uniformes, capacitações e em redes de informação como a Infoseg (Rede de Integração Nacional de Informação de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização), a qual Valinhos foi uma das primeiras a adotar o sistema na RMC, e passará a ter acesso nos próximos dias ao Infocrim (Sistema de Informações de Ocorrências Criminais) Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.