Valinhos terá 1ª Conferência de Saúde Ambiental

     Os Conselhos Municipais de Saúde e de Meio Ambiente realizarão nos próximos dias 25 e 26, sexta-feira e sábado, a 1ª Conferência Municipal de Saúde Ambiental. A promoção segue diretriz nacional e tem como lema “Saúde e Ambiente: Vamos Cuidar da Gente!”. O evento é aberto a todos os interessados e vai discutir a temática “A saúde ambiental na cidade, no campo e nas florestas: construindo cidadania, qualidade de vida e territórios sustentáveis”. A conferência será na sala Ivan Fleury Meirelles do Paço Municipal a partir das 19 horas no dia 25 e das 8 às 17 horas no dia 26.
     A coordenadora do evento, Vera Lúcia Soveral da Silveira, destaca que os temas saúde e meio ambiente estão intimamente ligados. “A saúde depende da qualidade ambiental, e acredito que nessa conferência devam surgir diversas propostas visando à melhoria da qualidade de vida da população. As nossas principais preocupações são com relação à preservação dos mananciais, arborização, poluição ambiental e o desenvolvimento sustentável”.
     Ela acrescenta que as conferências são mecanismo de controle social, por isso a importância da presença da comunidade. “É uma oportunidade para avaliação da situação do nosso território e apresentação de propostas aos governantes para a mudança de políticas públicas”.
     Durante a conferência serão escolhidos delegados que vão levar as propostas do município para as conferências estaduais, que será realizada nos dias 27 e 28 de outubro. As propostas desses eventos serão direcionados à Conferência Nacional que será promovida em dezembro.