Valinhos vacina mais de 15 mil animais contra raiva

     A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, está finalizando a Campanha de Vacinação Contra Raiva em Cães e Gatos. Entre a imunização promovida nas chácaras e sítios da zona rural e em 51 postos fixos e volantes na zona urbana foram aplicadas 13.388 doses em cães e 1.672 em gatos, num total de 15.060. A campanha prossegue até a primeira quinzena de outubro nas residências com mais de cinco animais. Os interessados devem fazer o agendamento no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) pelo telefone 3829-2197.
     Segundo a veterinária Jeanette Trigo Nasser, o número de vacinas aplicadas deverá atingir a expectativa. No ano passado foram imunizados 18.247. Ela destaca também que os animais que receberam a primeira dose da vacina deverão receber um reforço dentro de 30 dias. A vacina é aplicada diariamente no CCZ, que atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. O CCZ fica na Alameda das Mangueiras, 828, Parque Valinhos.
      Todos os cães e gatos com idade superior a três meses de idade, inclusive as fêmeas que estejam prenhes, amamentando ou no cio, que perderam a campanha precisam ser levados para vacinar.

A doença
    A raiva é uma doença viral grave que pode acometer todos os mamíferos, incluindo seres humanos. A zoonose possui alta letalidade, sendo mortal tanto para o homem quanto para os animais.  A transmissão ocorre através da saliva de animais contaminados pelo vírus por meio de mordeduras, lambeduras e até arranhões.
    A doença causa uma inflamação aguda do sistema nervoso central (cérebro) e uma vez iniciados os sintomas não há mais cura. Há apenas descrições de recuperação de duas pessoas após severo e complexo tratamento contra a raiva, porém ambos permaneceram com sequelas. Apesar de muitos avanços da medicina nesta área, ainda não há um protocolo de tratamento efetivo para a doença, e a grande maioria dos casos evolui para óbito.