Vídeo de animais silvestres traz curiosidades sobre as serpentes

A Prefeitura de Valinhos divulga nesta quarta-feira (23) o vigésimo oitavo vídeo da série especial Conectando Biodiversidade, em parceria com a Associação Mata Ciliar, mostrando detalhes e características de importantes animais silvestres da nossa fauna, como a jaguatirica, o lobo-guará, o tamanduá-bandeira e a arara.

A oitava série é sobre a serpente. Este segundo vídeo traz diversas curiosidades gerais sobre o animal e sobre algumas espécies específicas de serpentes.

Por conta do prolongamento da pandemia, a Associação optou por dar continuidade a série, trazendo novos vídeos com as características de outros animais também muito importantes para a fauna brasileira, dentre eles: onça-parda, gambá, capivara, bugio e serpente. Devido a questões técnicas, a ordem de alguns vídeos precisou ser alterada e, por isso, a série de 4 episódios sobre a arara será divulgada posteriormente.  

O objetivo da série é despertar o interesse das pessoas, especialmente crianças, em relação à preservação e educação ambiental. Cada animal terá uma série de três ou quatro vídeos, postados ao longo da semana.

- A primeira série é sobre a jaguatirica: 4 episódios.

- A segunda série é sobre o lobo-guará: 4 episódios.

- A terceira série é sobre o tamanduá-bandeira: 4 episódios.

- A quarta série é sobre a onça-parda: 4 episódios.

- A quinta série é sobre o gambá: 3 episódios.

- A sexta série é sobre a capivara: 3 episódios.

- A sétima série é sobre o bugio: 4 episódios.

- A oitava série é sobre a serpente: 3 episódios.

 

A série

Os animais da série de vídeos são encontrados nas florestas da região e foram escolhidos por serem bastante conhecidos e por precisarem de proteção. A mão humana tem dificultado a vida deles, seja por conta da caça ilegal ou das constantes agressões ao meio ambiente e à fauna/flora de forma geral. Todo esse cenário desestabiliza o ecossistema onde eles estão adaptados.

As imagens e histórias dos vídeos são todas de animais atendidos pela Mata Ciliar, que também é produtora dos vídeos. Todos os "atores" são colaboradores da ONG que atuam diretamente na proteção e nos cuidados aos animais. O material retrata a ecologia, habitat, ameaças e os cuidados que eles recebem dos profissionais até poderem voltar à natureza.

A coleção é disponível para visualização no YouTube e no site da Prefeitura de Valinhos de acordo com o andamento das postagens.

Para assistir ao vídeo desta semana acesse o link: https://youtu.be/yQHaluNF7Jk

A serpente

As serpentes, popularmente conhecidas como cobras, são répteis que têm corpo alongado e desprovido de patas e pertencem à ordem Squamata, que representa os animais com escamas. As serpentes endêmicas de climas quentes são ovíparas, já algumas espécies de climas temperados são vivíparas.

Esses répteis têm capacidade para ingerir animais muito maiores que eles, isso ocorre por conta da grande mobilidade que apresentam na mandíbula, que possibilita uma abertura bucal maior que 150°. Outra característica que permite a ingestão de grandes presas é a ausência do esterno, osso que une as costelas nos outros vertebrados. Sem esse osso, as costelas ficam livres, permitindo o aumento do diâmetro do corpo das serpentes.

As serpentes são desprovidas de canais auditivos, mas são capazes de sentir as vibrações do solo através do seu esqueleto. Também possuem língua com duas ramificações (língua bífida), que tem a função de tato e olfato.

Esses animais podem ser encontrados em locais como o solo, árvores, buracos, água doce e também no mar. Dentre as diversas espécies de serpentes, podemos citar a surucucu, jiboia, sucuri, urutu, cascavel, coral, etc.

Muitas serpentes são venenosas, possuindo glândulas responsáveis pela produção da peçonha na cabeça. Esses animais também possuem um ou mais pares de dentes no maxilar superior, com um canal por onde sai o veneno.

Mata Ciliar

A Associação Mata Ciliar é uma ONG criada em 1987 com objetivo de difundir os conceitos de conservação dos cursos de água no interior do estado de São Paulo. Para recuperação das áreas degradas e das matas ciliares, a ONG criou um programa de produção e plantio de mudas nativas. Essas ações sempre foram realizadas com as comunidades rurais, que consideramos os verdadeiros “produtores de água”.

Parceira da Prefeitura de Valinhos, a Mata Ciliar recebe animais silvestres resgatados pela Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil para posterior reabilitação e soltura no local de origem. Também realiza treinamento de resgate, contenção e manejo de fauna, como feito recentemente com agentes da Guarda Civil Municipal de Valinhos.

A Mata Ciliar mantém ainda o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) e o Centro para Conservação dos Felinos Neotropicais (Centro de Felinos). "Em todos esses programas, sempre incorporamos a Educação Ambiental como a principal ferramenta de mudança para um futuro socioambiental sustentável", diz o site da entidade.

O projeto de educação ambiental com os vídeos surgiu da necessidade de continuar as ações de sensibilização mesmo em tempos de isolamento. A educação ambiental é a melhor forma de evitar que animais continuem sendo acidentados no município.

Dessa forma a Associação Mata Ciliar está desenvolvendo uma série de vídeos apresentando as diversas espécies de fauna que ocorrem na nossa região.

A publicações dos vídeos da série especial Conectando Biodiversidade havia sido temporariamente interrompida por determinação da Justiça Eleitoral, em respeito à Lei Eleitoral n° 9504/97. Com o fim do período eleitoral, o conteúdo volta a ser divulgado normalmente.

 

Com informações da Associação Mata Ciliar: http://mataciliar.org.br/

Com informações do Mundo Educação: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/serpentes.htm

 Assista aos demais vídeos da série pelos links abaixo:

https://youtu.be/JyQe3T2M5Ng

https://youtu.be/b8S2n-CgDZI

https://youtu.be/HRXJwRDEEIE

https://bit.ly/2YCkUef

https://youtu.be/gWGRoruf6lI

https://youtu.be/P3q9_uZNg-U

https://youtu.be/tN5W3jwW4Bs

https://www.youtube.com/watch?v=G3RiLEfys-0&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=PISfpGwBbAc&feature=youtu.be

10° https://youtu.be/XC596_A-Oog

11° https://youtu.be/GO_gzrY25PI

12° https://youtu.be/3MvlEo84WkU

13° https://youtu.be/qDYO1krsYVs

14° https://youtu.be/auIljrYNQwg

15° https://youtu.be/l2JAaSJINEo

16° https://youtu.be/Dxq8jBLitDU

17° https://youtu.be/OXGLyL6B-9A

18° https://youtu.be/Ik6g-ZezdSo

19° https://youtu.be/cvtJfC68Pd0

20° https://youtu.be/1-Y8s_uK6Wc

21° https://youtu.be/CK8QeiZJrSY

22° https://youtu.be/fY1Lk9lPjck

23° https://youtu.be/X7V1YWvv81s

24° https://youtu.be/8HjtiT1WdsA

25° https://youtu.be/wTmzIR1LDvA

26° https://youtu.be/NXCJgiwMfn4

27° https://youtu.be/LfA8TTXKPhw

28° https://youtu.be/yQHaluNF7Jk

 

23/12/2020