Vigilância Sanitária orienta sobre tendas para receber doações

Estruturas estão proibidas na cidade; doações podem ser feitas em caixas coletoras do Fundo Social

Equipe da Vigilância Sanitária de Valinhos, com apoio da Guarda Civil Municipal, orientou um morador de Valinhos, na manhã deste sábado (11), que não é permitida a instalação de estruturas em locais públicos para arrecadar doações sem autorização da Prefeitura, particularmente neste momento de propagação do coronavírus.

O morador havia instalado uma tenda para receber doações em uma praça da Avenida Paulista. Ele foi orientado a desmontar a estrutura. O morador informou aos fiscais que as doações seriam para entidades de Vinhedo.

A situação contraria as normas sanitárias adotadas para a prevenção ao coronavírus. A Vigilância Sanitária está atuando para evitar aglomerações das pessoas, e esse tipo de evento, sem nenhum controle de higiene, contraria orientações do Ministério da Saúde. Entendemos que o ato é válido, mas deve ser feito de forma responsável”, explicou o coordenador de Fiscalização Sanitária, Francisco Sousa.

Uma outra tenda montada na Praça Brasil 500 Anos, com a mesma finalidade, também teve de ser desmontada sob a orientação da Guarda Municipal, que fez a abordagem durante patrulhamento.

A Vigilância Sanitária orienta que a doação de alimentos pode ser feita sem comprometer a saúde da população, em parceria com supermercados, por exemplo, onde o doador deposita a contribuição em locais específicos para isso.

Campanha

O Fundo Social de Solidariedade de Valinhos está realizando a “Campanha Valinhos Todos Contra o Coronavírus”, com o tema “Seja Solidário! Doe!”. Caixas coletoras de doações de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza e higiene estão em supermercados e também na portaria dos fundos da Prefeitura Municipal, onde podem ser feitas diretamente.

Os supermercados parceiros do Fundo Social são o Caetano da Vila Santana, o Zareli do bairro Centenário, o Flex Atacarejo no Bom Retiro e o Spasso Sabores na Avenida Invernada.

A ação do Fundo Social vai beneficiar moradores de Valinhos em situação de vulnerabilidade social. A Prefeitura de Valinhos também está adquirindo 3,5 mil cestas básicas que serão distribuídas pela Secretaria de Assistência Social.

11/04/2020