Violência Doméstica é tema da abertura da Semana da Mulher

Programação do evento tem caminhada e mutirão de exames ginecológicos 

O tema Violência Doméstica marcou a abertura da 12ª Semana da Mulher Valinhense, evento promovido em parceria com a Prefeitura, a Câmara Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). A abertura, na Câmara, teve a exibição de vídeo com entrevista da ativista dos direitos das mulheres, Maria da Penha, que motivou o Brasil a criar em 2006 a lei que leva o seu nome, do vídeo “Lei Maria da Penha em Cordel" e palestra com integrantes da Associação TathagataGarbha, que apresentaram a cartilha de Combate à Violência Doméstica.

A vice-prefeita, Laís Helena dos Santos Antônio Aloíse, a secretaria de Assistência Social, Dulce Maria de Paula Souza, a presidente da Câmara, Dalva Berto, e a presidente do CMDM, Maria Teresita Amaral;  participaram da abertura. Laísa destacou os 25 anos de história do CMDM e comentou que as comemorações da Semana da Mulher são de extrema importância.

“Nós mulheres conquistamos muitas coisas na lei, mas ainda é preciso colocar muitas delas na prática em todos os setores. Por exemplo, a Lei Maria da Penha já tem quase 14 anos e veio para dar um breque na violência contra mulher. No entanto, lastimavelmente, o feminicídio cresceu. Em 2015, tivemos 463 mulheres mortas; em 2016, mais de 700; em 2017, mais de 1.000; e agora, em 2018, 1.135. É assustador, perante a todas as campanhas que as mulheres vêm fazendo em nosso munícipio, Estado e no nosso Brasil”, lamentou Laís.

A vice-prefeita acrescentou que reverter essa situação exige ação conjunta entre homens e mulheres, na educação de base. "É preciso que o menino aprenda, desde de muito cedo, a respeitar a menina", afirmou.

Dulce ressaltou que Valinhos é vanguarda na luta pelos direitos das mulheres e criação de organismos, como o CMDM e a Coordenadoria Especial das Políticas para Mulheres. 
A secretária explicou que a efetivação desses órgãos enfrentou, ao longo dos últimos anos, desafios de se criar no munícipio um novo arranjo de gestão transversal. “Agora, com a nomeação da nossa vice-prefeita para estar à frente da Coordenadoria da Mulher, a Administração Orestes Previtale dá um passo importante para o enfrentamento de questões ligadas às mulheres, passando por diferentes áreas de atuação e buscando a articulação de distintos órgãos governamentais, na formulação, coordenação e acompanhamento de políticas públicas, através de ações intersetoriais”, afirmou.

Dalva lembrou que, para a maioria das mulheres, é uma luta estabelecer diariamente a prova de competência e dedicação para as mais variadas áreas de atuação. “Felizmente, hoje, diferentemente de muitos séculos atrás, com muita garra e persistência nós mulheres alcançamos os espaços de trabalho. Mas são ainda persistentes casos de desrespeito e violência dos mais variados tipos contra as mulheres, a violência física, que agride o corpo, e a violência moral, que dói na alma”, disse.

O Plenário da Câmara ficou lotado durante a solenidade, que contou com a participação dos alunos do Curso de Direito da FAV (Faculdades de Valinhos), dos vereadores Luiz Mayr Neto, Frankilin Duarte, Mauro Penido, Cesar Rocha e José Aparecido Aguiar, e do secretário da Educação, Zeno Ruedell.

PROGRAMAÇÃO

Com o tema Políticas Públicas X Direitos da Mulher, a programação da Semana da Mulher,  instituída por lei municipal, prossegue nesta quinta-feira (14), às 19h, com a entrega da medalha Sarah Kubitschek, no Plenário da Câmara Municipal. Para esta sexta-feira (15), às 19h, ocorre Debate sobre a Violência no Atendimento da Saúde, promovido pela Associação Tathagata Garbha, na Sala Ivan Fleury Meirelles, na Prefeitura. 

Neste sábado (16), às 8h, acontece a tradicional caminhada das mulheres, no Centro de Lazer do Trabalhador (CLT) Ayrton Senna da Silva, organizado pelo Projeto Verão. O CMDC pede para que os participantes usem camiseta branca.

EXAMES

Também estão sendo realizadas ao longo da semana atividades de saúde na Campanha de Prevenção do Câncer de Mama e Ginecológico. A equipe da Secretaria de Saúde junto com o Conselho está promovendo uma série de ações que precisam de acompanhamento médico no CAM (Centro de Atenção à Mulher), no prédio do CEV (Centro de Especialidades de Valinhos), que fica na Avenida dos Esportes, nº 355, Centro. 

Neste sábado (16), haverá coleta de papanicolau e exames de mamografia, das 8h às 12h. Informações pelos telefones (19) 3869-3880 e 3859-2015.

 

14/03/2019