Vôlei Valinhos une experiência e juventude para enfrentar final

Time disputa neste sábado a final da Superliga B contra o Flamengo, no Ginásio Municipal

O Vôlei Valinhos mescla juventude e experiência no elenco para enfrentar a final da Superliga B contra a equipe do Flamengo, neste sábado (13), às 11h, no Ginásio Municipal Vereador Pedro Ezequiel da Silva. A mistura garantiu ao time de Valinhos o retorno à elite do vôlei brasileiro em 2020. As jogadoras contam com a torcida para buscar a vitória.

Segundo a Comissão Técnica, o elenco tem 15 jogadoras entre 19 e 38 anos, com média de idade de 26 anos. Entre as atletas, três são naturais de Valinhos: a capitã, camisa 7, Mari Capovila, 31 anos, e a líbero, camisa 14, Julia Rodrigues, 19 anos, além de Larissa Schneid, 18 anos, que faz parte do grupo, mas somente atua nos treinos, pois esse é o primeiro ano dela na categoria adulto.

O time tem também jogadoras brasileiras que vieram de equipes do exterior para integrar a equipe e a levantadora canadense Allison Sawatzky, 26 anos.

De acordo com a Comissão Técnica, que tem a frente o treinador André Rosendo, para essa temporada o Vôlei Valinhos buscou atletas experientes e com bagagem na modalidade desenvolvida em outros países justamente para que elas pudessem somar ao projeto, trazendo maturidade e ajudando as iniciantes.

Um fator positivo apontado pela Comissão Técnica é que a cidade está  abraçando cada vez mais a ideia de ter uma equipe profissional de vôlei, uma modalidade que é sucesso em todo país e no mundo. Frequentemente, as atletas e também os membros da Comissão Técnica são abordados por moradores interessados nos treinos e no calendário de jogos.

PERFIL DAS ATLETAS

- Camisa 1, Kamilla Augusto, levantadora, 28 anos. Natural de Piracicaba. Atuou por duas temporadas em equipes da Espanha.

- Camisa 3, Gabriella Pena, central, 23 anos, natural de Uberaba, em Minas Gerais. Campeã Pan Americana e Brasileira Universitária.

- Camisa 5, Francyely Lemos (Fran Lemos), 26 anos, oposta, natural de São Bento do Una, Pernambuco. Já atuou pela equipe de Valinhos em outras temporadas, mas vinha de uma temporada no voleibol da Finlândia.

- Camisa 6, Daniele Batista (Dani Perê), 32 anos, ponteira, natural de João Pessoa, na Paraíba. Já atuou no voleibol da Espanha, Alemanha, Finlândia e França.

- Camisa 7, Mari Capovilla, 31 anos, ponteira, natural de Valinhos. É a capitã da equipe. Junto com o técnico André Rosendo, Mariana é uma das idealizadoras do projeto Vôlei Valinhos, desde 2014. Atuou em seleções brasileiras de base e em clubes da Superliga A.

- Camisa 8, Flávia Gimenes, 27 anos, central, natural de Londrina, Paraná. Está na equipe de Valinhos desde o início do projeto.

- Camisa 9, Márcia Fusieger, 33 anos, central, natural de São Miguel D’Oeste, Santa Catarina. Tem passagens pelo voleibol da Tailândia, Finlândia, Portugal e Espanha.

- Camisa 10, Vivian Rodrigues, 27 anos, central, natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. Está na equipe Vôlei Valinhos desde a temporada 2016/2017.

- Camisa 12, Allison Sawatzky, 26 anos, levantadora, natural do Canadá. É formada assistente médica pela Universidade Texas A&M e essa é sua primeira temporada no voleibol profissional.

- Camisa 13, Camila Mesquita, 19 anos, oposta. Natural de São Paulo. Campeã Sul-americana com a Seleção Brasileira Sub 18 e campeã brasileira com a Seleção Paulista.

- Camisa 14, Júlia Rodrigues, 19 anos, líbero/ponteira, natural de Valinhos. Júlia chegou à equipe adulta vinda das categorias de base, onde começou a jogar voleibol em 2012 pela cidade. É sua segunda temporada com a equipe adulta

- Camisa 16, Gabrielle Eduarda (Duda), 20 anos, ponteira, natural de São Paulo. Duda é bicampeã brasileira com a Seleção Paulista e tem passagem pelas seleções brasileiras de base.

- Camisa 18, Evelyn Delogú, 38 anos, líbero, natural de Santos. Atuou por 7 anos no voleibol da Alemanha e também teve experiência na Suíça e França.

- Camisa 19, Laís Lima, 22 anos, líbero, natural de Santa Bárbara D’Oeste, São Paulo. Lais está em sua terceira participação na Superliga B, a primeira com a equipe Vôlei Valinhos e também teve experiência na Suíça e França.

- (sem número) Larissa Schneid, 18 anos, ponteira, natural de Valinhos, veio das categorias de base da cidade e participa do grupo, somente nos treinos, pois é o primeiro ano dela com o adulto.

COMISSÃO TÉCNICA

A Comissão Técnica é formada pelo treinador, André Rosendo; auxiliares em quadra Richard Amaral e Filipi Rodrigues, estatística de Camila Santini, preparadora física Mayara Ramos, fisioterapeuta Jean Felipe, ajudantes da equipe Renato Luiz e Rhuan Serafini, e o apoiador do grupo José Francisco Eduardo.

11/04/2019