Votação das 14 Maravilhas se encerra no próximo dia 15

Para votar, basta acessar o site e escolher entre as 62 maravilhas existentes e 29 extintas

A votação para a escolha das 14 Maravilhas de Valinhos, sete maravilhas existentes e sete extintas, será encerrada na próxima terça-feira (15), de acordo com a Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV), que, em parceria com a Secretaria de Cultura e os Departamentos de Comunicação e Informática da Prefeitura, lançou o projeto no dia 28 de maio, quando Valinhos celebrou seus 123 anos.

Para votar, basta acessar o site www.historiavalinhos.com.br/14maravilhas. Lá estão as imagens de cada uma das 62 maravilhas existentes e das 29 extintas, que foram definidas por uma comissão formada por artistas, jornalistas, radialistas, pesquisadores e professores da cidade, nomeados pela APHV.

Segundo o presidente da APHV, Marcel Pazinatto, o anúncio das 14 Maravilhas deve acontecer em novembro, em solenidade pública. “Queremos realizar um evento com a presença de autoridades, do trade de turismo da cidade e representantes de outros segmentos da sociedade, para darmos a merecida divulgação às maravilhas escolhidas”, explicou.

Marcel afirmou que o processo de escolha das 14 Maravilhas mobilizou a comunidade valinhense e isso vai contribuir para futuros projetos de preservação histórica e para o turismo da cidade. “Embora esse não seja o ponto, pois nosso objetivo principal foi envolver a sociedade de forma didática e participativa no conhecimento e valorização do patrimônio de relevância histórica, sabemos que isso terá importância para o turismo”, disse.

Todas as 91 maravilhas listadas pela Comissão para votação, existentes e extintas, têm relevância histórica, arquitetônica, cultural, social e de lazer. Na lista figuram prédios históricos famosos como a Casa Modernista do artista Flávio de Carvalho, a Matriz de São Sebastião, o complexo Ferroviário (Museu Municipal), a antiga Fonte Sônia, a Praça Washington Luís e o prédio da Antiga Câmara Municipal (Primeira Prefeitura).

Entre as maravilhas extintas foram destacadas o Primeiro Grupo Escolar (Rua Sete de Setembro), a Primitiva Capela de Santa Cruz, o Coreto do Largo São Sebastião, cinemas antigos de Valinhos, Estádio Clube Atlético Valinhense e a Primitiva Matriz São Sebastião.

Marcel comentou que pessoas envolvidas no projeto serão convidadas para conhecer o sistema criado pelo Departamento de Informática para a votação das maravilhas. “Nossa intenção é mostrar que o resultado apurado reflete a escolha da comunidade valinhense. Foram praticamente cinco meses de votação aberta e acreditamos que o projeto tenha atingidos seus objetivos”, disse Marcel.

09/10/2019