Defesa Civil

A Defesa Civil de Valinhos, ligada ao Departamento de Coordenadoria de Defesa Civil, assim como de todas as regiões do país, atua promovendo ações de prevenção de desastres, de preparação para emergências, de resposta aos desastres e de reconstrução de forma integrada nos três níveis de governo – federal, estadual e municipal - com ampla participação da comunidade. É responsável pelo planejamento, articulação, coordenação, mobilização e gestão das ações de Defesa Civil no âmbito municipal. Também atua na área educacional por meio de atividades de prevenção.

Os desastres no município podem ser caracterizados como desastres naturais cíclicos, especialmente as inundações e desastres humanos, acarretados por fatores como o crescimento urbano desordenado, as migrações internas e o fenômeno da urbanização acelerada sem a disponibilidade dos serviços essenciais.

A Defesa Civil está estruturada para atender a comunidade com maior eficiência. Atende às chamadas, em casos de urgência; pelo telefone 199, por 24 horas.

Diretor do Departamento de Coordenadoria de Defesa Civil:

Endereço: Rua Luiz Bissoto, nº 555 – Bom Retiro – Valinhos – telefone fixo:3859-2055