Prefeitura abre inscrição para nova turma em curso de manicure e pedicure

A partir do próximo dia 4 de abril, segunda-feira, estarão abertas inscrições para 12 vagas com o objetivo de formar uma nova turma de manicure e pedicure. O curso, realizado duas vezes ao ano, é gratuito e promovido pela Prefeitura, por meio da Divisão de Capacitação Profissional e Geração de Renda da Secretaria de Assistência Social e Habitação, e faz parte da programação do primeiro semestre na qual participam mais de 200 pessoas em 20 capacitações em várias regiões da cidade. O desenvolvimento de cursos de capacitação profissional e geração de renda de maneira descentralizada é uma das metas do plano de governo do prefeito Marcos José da Silva e visa facilitar a participação das pessoas, uma vez que elas não precisam mais se deslocar dos bairros.

As inscrições para o curso de manicure e pedicure podem ser feitas até o dia 29 de abril ou enquanto houver vagas. Os interessados, que podem ser tanto mulheres como homens, devem comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11hs e das 12h30 às 16 horas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Santa Cruz, localizado na Rua Campos Sales, 49 (próximo à portaria da Unilever). A idade mínina permitida para participar é de 16 anos completos. Deve-se apresentar o RG e um comprovante de residência, pois é necessário ser morador de Valinhos.

A capacitação será de 2 de maio a 28 de junho, às segundas e terças-feiras, das 13 às 17 horas no CRAS Santa Cruz. Ela visa desenvolver, com aulas práticas e teóricas, as técnicas para o exercício da profissão que incluem cuidados especiais com unhas, higiene do ambiente e pessoal, conhecimento do material utilizado, além da relação entre profissional e cliente.

Outros cursos

Além do curso para manicure e pedicure são realizadas neste semestre capacitações em confecção de bonecas em tecido e em E.V.A., patchwork tradicional e falso, pintura em tecido, bijuterias e aplicação de pedraria, aplicação em camiseta e corte e costura, cujas aulas são promovidas nos CRAS dos bairros Jardim São Marcos e São Bento do Recreio, além do Centro de Convivência do Idoso e do Centro Comunitário do Jardim Paraíso. Já no SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), no canteiro escola de profissionalização, e em parceria com a Prefeitura, são ministradas as aulas de pedreiro assentador e reparador de eletrodomésticos.

Também estão programados pela Divisão de Capacitação Profissional e Geração de Renda outros cursos nos próximos meses que irão beneficiar mais 240 pessoas. Em abril, por exemplo, haverá um na área da beleza um que ensinará técnicas de maquiagem, modelagens diferentes de sobrancelhas para cada formato de rosto e de depilação. Neste caso, a capacitação será realizada em parceria com o salão N&N Cabeleireiros. Também pela mesma parceria haverá entre os meses de agosto e outubro a capacitação para cabeleireiro.

No CRAS Santa Cruz, entre os meses de maio e novembro, haverá ainda os cursos de ervas aromáticas e medicinais e uma oficina de unhas artísticas. No CRAS do São Bento, entre os meses de maio e setembro, haverá outros três cursos, sendo o de horta orgânica, jardineiro e implantação de jardins. Pelo SENAI haverá mais um curso de reparador de aparelhos eletrodomésticos e no canteiro escola de profissionalização, dentro da capacitação de construção civil, ocorrerá de maio a dezembro os módulos para pedreiro revestidor, operador de elevadores, impermeabilização de estruturas, instalador hidráulico e auxiliar de eletricista.

"São ações que, somadas às desenvolvidas pelo Fundo Social de Solidariedade que também oferece cursos de capacitação profissional e geração de renda e emprego, criam uma onda de empreendedorismo na cidade, que ajuda as pessoas na busca de uma nova fonte de renda familiar", destaca o prefeito Marcos.