Guarda Civil Municipal ganha duas novas viaturas para reforçar segurança

    novas_viaturas_gcm_agosto_2011O prefeito Marcos José da Silva e o vice-prefeito eng. Moysés entregaram na manhã desta quinta-feira, dia 11, duas novas viaturas para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos, sendo um Gol e uma Blazer, sendo que este veículo servirá o Grupo de Ações Táticas (GAT) da GCM, que foi criado recentemente pela Prefeitura para reforçar a segurança na cidade. O prefeito destacou que nas próximas semanas, o GAT receberá outra Blazer, resultado de uma destinação orçamentária feita pela vereadora Dalva Berto, quando ela foi presidente da Câmara Municipal.

    "Já fizemos muitos investimentos na Guarda Civil Municipal, e a entrega destas viaturas é mais uma para ajudar no excelente trabalho feito por vocês", destacou o prefeito. Desde 2005 a Prefeitura investiu na capacitação dos guardas, por meio de cursos; melhoria salarial; compra de equipamentos, como pistolas e uniformes; aquisição de novas viaturas e motos; melhoria do canil municipal e no sistema de inteligência, integrando a GCM a sistemas modernos dos governos Federal e Estadual; e constante integração com as polícias Civil e Militar.

    O coordenador Marcos Freitas, que integra o GAT, disse que os guardas estão empenhados para retribuir a confiança do prefeito e da comunidade valinhense. "A gente agradece a confiança do senhor e esperamos retribuir, e pode ter certeza que faremos o possível e impossível para continuar elevando o nome de Valinhos".

 

GAT

    Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, Ruyrillo de Magalhães, o GAT prestará atendimento especializado em ações táticas. "Por exemplo, na área central nos próprios municipais, além de observação atenta na área comercial e bancária, e também em bairros específicos. Trata-se de um reforço na segurança pública municipal que estará à disposição conforme a necessidade caso a caso", explica o secretário.

    Magalhães informa que estão sendo preparados oito guardas, por meio de curso específico ministrado pela Secretaria de Defesa do Cidadão. O treinamento foi iniciado no último dia 25, e termina nesta sexta-feira, dia 12. O conteúdo inclui aulas de direito, especialmente ao que se refere ao bom atendimento à população e a possíveis ações ilícitas; de psicologia comportamental; e de táticas operacionais.

    De acordo ainda com o secretário, o GAT será composto de mínimo três guardas que utilizarão as Blazers. "São veículo equipados com giroflex, rádio digital, GPS e local destinado a transporte de pessoas eventualmente presas em flagrante delito", complementa.