Rede municipal de ensino abre matrículas para 2014 em Valinhos

capacitacao diretores destA capacitacao diretoresSecretaria da Educação divulga nesta semana o calendário de matrícula para 2014 nas 42 EMEBs (Escola Municipal de Educação Básica). As inscrições para alunos que não frequentam as EMEBs no Infantil I, II e 1º Ano foram abertas nesta segunda-feira, dia 3, e prosseguem até 30 de setembro, nos horários das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas. Os critérios de idade para matrícula por série são: Infantil I, crianças nascidas até 31 de março de 2010; Infantil II, até 31 de março de 2009; e 1º Ano, até 31 de março de 2008.

No dia 25 de outubro, estará afixada na escola a lista dos inscritos para a efetivação matrícula, que será realizada nos dias 30 e 31 de outubro, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas, mediante a apresentação dos documentos: uma foto 3x4 recente, e cópias e originais da carteira de vacinação, Certidão de Nascimento, comprovante de residência (conta de luz ou água), se o imóvel estiver em nome dos pais. No caso de imóvel alugado ou cedido, apresentar o contrato de locação ou declaração do proprietário, com firma reconhecida em Cartório, acompanhada de uma conta de água ou luz.

Rematrícula e transferência – A rematrícula dos alunos que frequentam as EMEBs no Infantil I e II em 2013 será efetuada no dia 1º de outubro, das 9h30 às 11 horas, para crianças que estudam no período da manhã; e das 15 às 16h30, para as do período da tarde. Já a transferência para outra EMEB, para alunos que frequentam o Infantil I e II em 2013, será no dia 3 de outubro, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas.

Do 2º ao 9º Ano – As matrículas para o 2º Ano dos alunos que estão no 1º Ano em escolas municipais será efetuada de 18 de novembro a 6 de dezembro, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas. Já a rematrícula para alunos que frequentam do 2º ao 8º Ano nas EMEBs será de 18 de novembro a 6 de dezembro, em horário a combinar com a escola.

Alunos novos – As matrículas para alunos que não estão frequentando escola municipal ou escola estadual no Ensino Fundamental do 2º ao 9º Ano e Educação de Jovens e Adultos serão de 3 a 30 de setembro, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas. A efetivação das matrículas será efetuada de 18 de novembro a 6 de dezembro, das 8 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas.

Os documentos necessários são: três fotos 3x4 (recentes) e cópias e originais da Carteira de Vacinação, Certidão de Nascimento, Registro Geral do aluno, Registro Geral dos pais, além de Histórico Escolar fornecido pela última escola frequentada e comprovante de residência (conta de água ou luz) se o imóvel estiver em nome dos pais. No caso de imóvel alugado ou cedido, apresentar o contrato de locação ou declaração do proprietário, com firma reconhecida em Cartório, acompanhada de uma conta de água ou luz.

Capacitação - Diretores de escolas municipais, estaduais e particulares, num total de 100 pessoas, participaram de capacitação sobre a resolução número 50 que regulamenta os procedimentos de matrícula para 2014 na rede pública. A atividade foi coordenada pela diretora técnica Rosângela Aparecida de Oliveira, da Diretoria de Ensino Oeste, órgão ligado à Secretaria Estadual da Educação, no último dia 29, na sala Ivan Fleury Meirelles, no Paço Municipal. O secretário da Educação, Danilo Sorroce, participou da abertura do evento.

A resolução número 50 de 31 de julho de 2013 define procedimentos e critério do programa de matrícula antecipada/ chamada escolar 2014, para cadastramento de alunos e atendimentos à demanda do Ensino Fundamental na rede pública de ensino do Estado de São Paulo.