Festa do Figo e Expogoiaba de Valinhos anunciam 13 grandes shows em janeiro

ff 13 show mariano munhozA Prefeitura de Valinhos prepara para o período de 18 de janeiro a 2 de fevereiro grandiosas atrações para comemorar os 65 anos da Festa do Figo e os 20 anos da Expogoiaba, atividades que tradicionalmente promovem a abertura - e se configuram no carro-chefe - do calendário festivo do Circuito das Frutas. As festividades serão realizadas no Parque Municipal 'Monsenhor Bruno Nardini'.

A informação é do secretário municipal de Cultura e Turismo, Wilson Ventura, presidente da comissão organizadora das festividades. "Graças ao apoio que recebemos do prefeito Clayton Machado, é possível esse verdadeiro presente de Ano Novo à cidade e toda a região, com 13 grandes shows e a presença de cantores de projeção nacional, além de uma série de outras atrações que vão integrar uma das maiores edições das festividades", analisou.

Na maior parte da programação, os portões estarão abertos, com exceção de dois shows especiais. Esse formato, que estreou este ano, garantiu a volta das grandes atrações artísticas e resgatou o brilho das festividades. Para anunciar a Festa do Figo e a Expogoiaba de 2014, neste 12 de janeiro, a partir das 9 horas, foi promovido desfile pela Associação dos Muladeiros de Valinhos.

No dia 18 de janeiro, um sábado, às 9 horas da manhã, as festividades serão abertas com santa missa celebrada pelo padre Eduardo Dougherty. A partir das 10 horas, ato solene de abertura com a presença de autoridades. Depois, por volta das 10h30 da manhã, show inédito com o padre Fábio de Melo. Todas as atividades da manhã de sábado serão transmitidas, ao vivo, pela Rede Século 21.

À noite, ainda no sábado especial de início da Festa do Figo e da Expogoiaba, a partir das 21 horas, show com a energia do samba e a voz marcante de Péricles.

No domingo, 19 de janeiro, estará em Valinhos a banda gaúcha Tchê Garotos, que ganhou destaque com o hit 'Cachorro Perigoso' na trilha sonora da novela Avenida Brasil. No dia 20 de janeiro, sobe ao palco o cantor Latino, que arrasta multidões aos seus shows e que no ano passado cantou para 2 milhões de pessoas no réveillon de Copacabana (RJ).

A segunda semana das festividades terá, no dia 23 de janeiro, uma quinta-feira, show com o cantor Fernandinho, que tem sete CDs e quatro DVDs já lançados e se tornou um dos ícones da música gospel brasileira. No dia 24 de janeiro, a famosa dupla Fernando & Sorocaba trará seus grandes sucessos a Valinhos (com bilheteria). No dia 25, a banda Paralamas do Sucesso se apresenta no palco principal. E no dia 26 de janeiro, será a vez da dupla revelação, que tem uma legião de fãs nas redes sociais, Caio César & Diego.

A terceira semana de atrações começará com um dos maiores nomes da música gospel do país: Diante do Trono, no dia 30 de janeiro. No dia seguinte (31), a programação de janeiro será encerrada com uma das mais bem sucedidas duplas da atualidade: César Menotti & Fabiano (com bilheteria). O mês de fevereiro terá mais duas grandes atrações: a banda NX Zero no dia 1º (sábado) e Patati e Patatá no dia 2 (domingo), para alegrar a garotada. Ainda no domingo, se apresenta o DJ Prodígio.

Nos shows especiais dos dias 24 e 31/1, os ingressos custarão R$ 30,00 antecipados e R$ 40,00 no dia de show. O horário de funcionamento das festividades será de terça a sexta-feira, das 18 às 23 horas; sábados e domingos, das 10 às 23 horas; e, excepcionalmente, no dia 20 de janeiro (feriado municipal), das 10 às 23 horas. O Parque Municipal contará ainda com completa praça de alimentação, além de exposição de frutas, apresentações culturais, feira de artesanato, encontro de carros antigos e espaços tematizados.

Nova logomarca - Nas cores roxo, amarelo e verde, a nova logomarca das tradicionais festividades destacam os elementos associados à produção do figo, principal atrativo na história da festa, e da goiaba, fruto também produzido no município e que ganhou projeção nacional pela qualidade e variedade. "A marca simboliza, também, o produtor, a ligação do homem do campo e o reconhecimento pelo seu trabalho", explica Wilson Ventura, presidente da comissão organizadora.

A logomarca estará presente em todos os materiais das festividades (Festa do Figo e Expogoiaba) que todos os anos promovem a abertura - e se configuram no carro-chefe - do calendário festivo do tradicional Circuito das Frutas.

História - Trazido da Itália pelas mãos do imigrante italiano Lino Busatto, o figo chegou a Valinhos em 1901. Na década de 1910, a fruta já era produzida em grande escala tornando a cidade conhecida nacionalmente como a capital do Figo Roxo. Em 1939, a fruta ganhou mais notoriedade com a nomeação de Monsenhor Bruno Nardini como vigário da Paróquia de São Sebastião. Foi ele quem deu início a uma campanha para a construção da nova Matriz de São Sebastião, unindo os chacareiros e a comunidade para a criação de uma pequena quermesse, visando a arrecadação de fundos para a obra e ajudar os chacareiros na comercialização de seus frutos.

Dez anos depois, em 1949, a pequena quermesse foi oficializada como a 1ª Festa do Figo pela Secretaria de Agricultura. Em 1995 a Expogoiaba foi incorporada à Festa do Figo, em função do crescimento da produção do fruto na cidade. Hoje a festa é o principal evento turístico de Valinhos, reconhecida em vários estados brasileiros.