PAT Valinhos ultrapassa mais de 4,4 mil atendimentos no primeiro trimestre

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador)de Valinhos, mantido pela Prefeitura por meio de convênio com o Governo do Estado, realizou no primeiro trimestre deste ano cerca de 4,4 mil atendimentos, voltados para pessoas que buscam uma recolocação no mercado de trabalho e também para as que necessitam dar entrada no seguro desemprego.
Entre o apoio prestado pelo PAT, está o atendimento a usuários do programa Emprega São Paulo, cadastramento de novas vagas,  consultas  para candidatos cadastrados no sistema, triagem de documentos para requisição do Seguro-Desemprego e consultas via telefone sobre bloqueio do pagamento perante ao Ministério do Trabalho.
O Emprega São Paulo (www.empregasaopaulo.sp.gov.br), reúne vagas de emprego em todo o Estado de São Paulo, inclusive de Valinhos e cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
“O PAT hoje é uma importante ferramenta mantida pelo governo do prefeito Marcos que ajuda empregadores e desempregados do município e até da região. O órgão oferece, entre outros serviços, o cadastramento de vagas e currículos e entrada ao seguro desemprego”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Marcio Ferreira.
Apesar do acesso aos serviços mais conhecidos ser feito pela internet, a supervisora do PAT, Elisabete Feltrin destacou que o cadastramento de currículos também pode ser feito na sede do órgão em Valinhos. “Muitas pessoas desconhecem que podemos cadastrar aqui currículos e também vagas para as empresas e comércios que têm dificuldade em operar o sistema”, explicou. Ela conta que, nesse caso,  basta o interessado comparecer ao Posto de Atendimento ao Trabalhador com RG, CPF e Carteira de Trabalho. No caso de empresas, o esclarecimento de dúvidas quanto ao cadastramento de vagas pode ser feito por telefone. O apoio aos usuários é feito pela Central de Atendimento do Emprega São Paulo: 0800-7707378. Elisabete explicou que apesar de ser um serviço gratuito, as vagas não são informadas por telefone.
Segundo a supervisora, quem tem Internet pode acessar o sistema de busca de empregos pelo site Emprega São Paulo. “Basta criar um login e senha para cadastrar tanto o currículo quanto as vagas. Agora, quem não tiver Internet em casa e quiser usar essa ferramenta pode ir ao PAT e utilizar o programa por lá”, ensinou.
Com o surgimento do Emprega São Paulo, sistema on line e gratuito de intermediação de mão-de-obra do Governo de São Paulo, gerenciado pela SERT (Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho), o PAT Valinhos está atendendo basicamente os trabalhadores que necessitam dar entrada no Seguro-Desemprego.

Parceiro
O PAT é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. O imóvel e as despesas para seu funcionamento correm por conta da municipalidade e é um direito do cidadão utilizar o espaço. “As empresas que estejam distantes do Centro e queiram facilitar a presença dos candidatos, podem se utilizar de sala agendada com antecedência para esse fim”, destacou a coordenadora do PAT.
O posto funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30, na Avenida dos Esportes, 303 – Centro (em frente ao CACC – Centro de Artes, Cultura e Comércio “Adoniran Barbosa”), telefone (19) 3849-7187.